Quem é o fundador da Palestina?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Valentim Álvares Martins

Fundadores: Valentim Álvares Martins. Data da fundação: Talvez antes de 1930. A origem de Palestina está quase toda consignada em atas das reuniões, que na época foram feitas por moradores da região, sempre sob a presidência de Valentim Álvarez, considerado fundador da cidade.

Judeus migraram em massa para a região e criaram Estado de Israel. Israel é um estado judeu criado em 1948 na antiga região da Palestina, no Oriente Médio.

A Palestina é uma região localizada no Oriente Médio. Historicamente foi ocupada por diversos povos, como árabes e judeus, além de cristãos. No entanto, a partir da criação do Estado de Israel, para o povo judaico, a Palestina foi territorialmente dividida em duas porções: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.

A Palestina, colônia inglesa até 1947, por muito pouco tempo conseguir ser um Estado Árabe, como os demais países próximos, pois assim que tornou independente a ONU declarou seu território também como lar nacional judeu.

A palavra Palestina é uma nominação dos gregos para a região conhecida como Filistia, uma estreita faixa litorânea do Mar Mediterrâneo, próxima à Judeia. Ocorre que com o tempo este nome Philistia, tornou-se Palestina, e a região toda (Canaã) passou a ser chamada de Palestina.

A região havia sido escolhida por conta das histórias bíblicas que citavam a terra de Israel como a terra prometida por Deus ao profeta Abraão localizada na área entre a África e o Oriente Médio, onde está a Palestina.

Roma foi o império que nomeou a região como Palestina e, sete décadas depois de Cristo, expulsou os judeus de suas terras depois de lutar contra os movimentos nacionalistas que buscavam independência.

Palestina: corresponde à Judéia e à Canaã do mundo antigo. Os romanos se referiam à Síria Palestina, que era a terra dos filisteus (philistinos). Israel: em hebraico a palavra Israel significa “Vencedor de Deus”, de isra (venceu) e el (Deus).

Segundo a crença judaica, descrita nesse livro; o povo de Israel surgiu de grupos nômades que habitavam a Mesopotâmia há cerca de cinco mil anos e que posteriormente rumaram para a região do Levante por volta do ano 2000 a.C..

A Terra de Israel, conhecida em hebraico como Eretz Israel, é sagrada para o povo judeu desde os tempos bíblicos.

Seu idioma é o árabe, possuindo um dialeto local, e a religião predominante é o islamismo sunita, mas existe uma importante minoria cristã.

Atualmente, a primeira é responsável pela Cisjordânia, enquanto o Hamas, que lidera a Faixa de Gaza, é considerado pelos israelenses como um grupo terrorista. Por conta disso, a região não é reconhecida como de soberania palestina.

Jacó deu a este lugar o nome de Fanuel, "porque", disse ele, "eu vi Deus face a face e a minha vida foi salva".

Quando David Ben-Gurion proclamou o Estado de Israel em 14 de maio de 1948 (segundo o calendário judaico a data cai neste 25 de abril), os habitantes judeus da Terra Santa já estavam há meses em guerra civil com seus vizinhos árabes-palestinos.