O que foi a Palestina para os hebreus?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

D A Palestina era uma pequena faixa de terra que se estendia pelo vale do rio Jordão. Limitava-se ao norte com a Fenícia, ao sul, com as terras de Judá, a leste, com o deserto da Arábia e, a oeste, com o mar Mediterrâneo. E Os hebreus eram um povo de origem semita, assim como os árabes.

Resposta. Os hebreus desejavam voltar a Canaã porque consideravam essa terra como sua herança ancestral, conforme descrito em suas tradições religiosas e sagradas. Canaã era a terra prometida por Deus a Abraão e seus descendentes, e eles acreditavam que era seu direito divino habitá-la.

Sob o domínio da ONU, essa questão foi concluída com uma assembleia em 1947, que decidiu pela divisão da Palestina entre árabes e judeus. Parte do território formaria o Estado de Israel, enquanto a outra parte formaria o Estado da Palestina. A cidade de Jerusalém ficaria sob domínio internacional.

Atualmente, a primeira é responsável pela Cisjordânia, enquanto o Hamas, que lidera a Faixa de Gaza, é considerado pelos israelenses como um grupo terrorista. Por conta disso, a região não é reconhecida como de soberania palestina.

Os conflitos entre Israel e Palestina remontam à primeira metade do século XX e foram iniciados pela disputa em torno do território palestino. Essa rivalidade se iniciou com o crescimento da população judia na Palestina e resultou em uma série de conflitos a partir de 1948.

Estado de Israel

Atualmente, a região em que vivem os hebreus, no Estado de Israel, continua sendo foco de conflitos.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".

Os hebreus foram um povo que surgiu, acredita-se, por volta de 2000 a.C. Tiveram o seu primeiro desenvolvimento às margens do Rio Jordão, na árida região da Palestina. Daí vem o seu nome, já que hebreu significa “povo do outro lado do rio”

O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

Os israelitas são a etnia da qual os judeus e samaritanos modernos originalmente traçam sua ancestralidade. [20] Os judeus modernos são nomeados e também descendentes do Reino de Judá, particularmente as tribos de Judá, Benjamim, Simeão e parcialmente de Levi.

A passagem pelo deserto demoraria apenas 40 dias, mas foram necessários 40 anos para que Deus moldasse aquele povo, acostumado às religiosidades e tradições egípcias. Deus teve paciência em ensinar, mas o povo, com pressa em equivocar-se e reclamar.

A Palestina foi conquistada pelos hebreus ou israelitas (mais tarde também conhecidos como judeus) por volta de 1200 a.C., depois que aquele povo se retirou do Egito, onde vivera por alguns séculos.

A maioria dos árabes protestou veementemente contra o fato da nação de Israel ocupar aquela terra. As nações árabes se uniram e atacaram Israel em uma tentativa de exterminá-los da terra – mas eles foram derrotados por Israel. Desde então, tem havido grande hostilidade entre Israel e seus vizinhos árabes.

A região da Palestina foi historicamente habitada por diferentes povos ao longo do tempo, sendo berço e território sagrado de três das principais religiões monoteístas do globo: cristianismo, islamismo e judaísmo.

Os palestinos são os árabes levantinos de religião cristã e muçulmana cujas famílias habitavam o atual território de Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza antes de 1948.

Judeus migraram em massa para a região e criaram Estado de Israel. Israel é um estado judeu criado em 1948 na antiga região da Palestina, no Oriente Médio.