Quem escreveu Cantares 5?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Tradicionalmente, judeus e cristãos atribuem a autoria do livro de Cantares ao rei Salomão.

Em Cânticos 5 vemos que o casal vivaz e apaixonada enfrenta sua primeira crise. A poesia do texto suaviza a intensidade do conflito, mas foi intensa. A indiferença da amada para com ele, fez com que perdesse a paciência e partisse.

O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta, e o meu coração estremeceu por amor dele. 5. Eu me levantei para abrir ao meu amado; e as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos gotejavam mirra sobre as aldravas da fechadura.

Na perspectiva judaica, o Livro de Cantares é visto como uma alegoria do amor entre Deus e o povo de Israel. Nessa interpretação, “o amado” representa Deus, enquanto Sulamita personifica a noiva, Israel.

1 aCântico dos cânticos, que é de Salomão. 2 Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.

Sulamita

Salomão para a sua amada Sulamita.

1. Formar com a voz sons musicais. 2. [Por extensão] Fazer ruído contínuo e cadenciado, mas não molesto.

Os guardas representam justamente os líderes religiosos, que eram os que, deveriam levar a palavra de salvação, de vida eterna, firmar a doutrina no meio da igreja. Mas eles se corromperam com o poder econômico, político e religioso, que é o governo do anticristo.

A noiva sonha que seu amado veio vê-la, mas ela já se lavou, despiu suas vestes e foi para a cama (v. 3). Quando, finalmente, chega à porta para deixá-lo entrar, ele já se foi. Ela se entristece tanto com essa situação que sai à cidade a fim de procurá-lo.

Aqui nós podemos comparar com o texto de Cantares 5:2: “eu dormia, mas o meu coração velava”. O ato de velar o coração mostra um sono que não estava profundo, por que esta igreja estava atenta aos sinais, estava sabendo das profecias, ela estava junto com a igreja fiel, mas não zelou em comprar o azeite.

Em Cantares, as filhas de Jerusalém sempre foram as testemunhas desse amor. Então, eu ouvi Ele me dizer: “como você consegue viver longe das meninas, você sente teu coração doer por elas?” – e realmente, foi incrível…

10 O meu amado é alvo e rubro, o mais distinto entre dez mil. 11 A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos crespos, pretos como o corvo. 12 Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.

Profeticamente, os guardas são os religiosos, que não sabem onde o noivo está, só ficam rodeando, não tem a revelação.

É a palavra hebraica que mais se aproxima da grega eros. Em Cantares de Salomão, esse termo no plural (indicação de intensidade) significa fazer amor abençoado por Deus (empregado também no v. 4; Ct 4-10; 7.12; compare a Ct 5.1).

Cantares é um livro que recebe muitas e radicalmente diferentes interpretações. Através da história da igreja, alguns têm "alegorizado" este livro sugerindo que sua mensagem só fala do amor de Deus para com Israel, ou talvez um tipo da "paixão" entre Cristo e Sua igreja.

O tema principal do livro de Cantares de Salomão é a bênção do amor romântico que pode ser desfrutado dentro dos laços matrimoniais. O livro mostra que a intimidade física e emocional entre marido e esposa, é abençoada por Deus.

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, O bom siso te guardará e a inteligência te conservará.

Cântico dos Cânticos 1:1-8 NTLH
O seu amor é melhor do que o vinho. O seu perfume é suave; o seu nome é para mim como perfume derramado. Nenhuma mulher poderia deixar de amá-lo.