Quem está com diarreia pode comer goiaba?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A goiaba é uma excelente opção para prender o intestino, porque essa fruta possui propriedades adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas que ajudam a diminuir a diarreia e a dor de barriga.

Faz bem para o intestino
As goiabas são alimentos ricos em fibras. Uma goiaba fornece 12% da ingestão diária recomendada (IDR) de fibras, o que pode melhorar os movimentos intestinais e ajuda na prevenção da constipação.

Para o tratamento de diarreia, ferva 30 gramas de folhas de goiaba, com 1/2 xícara de farinha de arroz, em 2 copos de água e beba essa mistura coada duas vezes por dia. No caso de disenteria, corte as cascas e as folhas de goiabeira e deixe ferver por 20 minutos a uma temperatura de 90 graus Celsius.

A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada.

Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego); Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado); Carnes magras assadas, grelhadas ou cozidas (frango e peixe sem pele);

Ela não é indicada para quem tem diverticulite, uma inflamação no intestino. Para quem tem prisão de ventre, não é interessante consumir diariamente. É na casca onde esta a maior concentração de fibras. “Para quem não gosta de comer a casca da goiaba, a gente pode bater um suco.

O ovo pode contribuir para a piora da diarreia por que é um alimento que fermenta durante a digestão, e como o organismo está debilitado com a diarreia, especialmente o intestino, ele não estará produzindo as enzimas para digerir os alimentos com a mesma eficiência, por isso também é indicado evitar leite e derivados, ...

Por exemplo, se a pessoa comer uma goiaba na metade da manhã e tomar água ao longo do dia, a tendência é que a fruta ajude a soltar o intestino. Agora, se comer uma goiaba mas não ingerir líquidos, a fruta pode prender o intestino.

A banana, por exemplo, possui fibras que ajudam a estabelecer uma evacuação eficiente, além de potássio, um dos minerais perdidos durante a diarreia. Também possui prebióticos que ajudam a manter as bactérias boas no trato digestivo e intestinal.

Prendendo o intestino com frutas

  • Goiaba. Rica em vitamina C, a goiaba é uma aliada do sistema imunológico. ...
  • Caju. ...
  • Banana. ...
  • Maçã ...
  • Jabuticaba. ...
  • Pera.

Frutas que prendem o intestino
Algumas frutas, como maçã e pera sem casca, jabuticaba, caju, goiaba e banana verde, podem prender o intestino em algumas pessoas. Por isso, se estiver com prisão de ventre, é importante evitar comer essas frutas até que o trânsito intestinal seja normalizado.

Quem possui a síndrome do intestino irritável deve ficar atento à alimentação. No geral, não há uma regra sobre o que pode ou não comer, e essa indicação deve ser individualizada. frutas com casca (goiaba, maçã, caqui, abacate).

“A goiaba é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e magnésio e, assim como outras frutas, é rica em compostos bioativos. Um deles é importante para o público masculino, o licopeno, que está associado à prevenção do câncer de próstata.

No entanto, algumas frutas podem ter o efeito laxante, e consequentemente, piorar o quadro de diarreia. Portanto evite: mamão, figo, ameixa e abacate. Em contrapartida, a maçã sem casca, goiaba, pera sem casca, limão, banana e pêssego auxiliam no controle do trânsito intestinal.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Para parar a diarreia rapidamente é importante aumentar o consumo de líquidos para repor a água e os minerais perdidos através das fezes, assim como consumir alimentos que favoreçam a formação das fezes e que diminuam os movimentos intestinais, como é o caso da goiaba, por exemplo.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Alguns alimentos que ajudam a prender o intestino são:

  • Banana verde cozida. A banana verde cozida contém fibras solúveis que prolongam o tempo de digestão dos alimentos, ajudando a prender o intestino e diminuir a diarreia. ...
  • Maçã cozida. ...
  • Cenoura cozida. ...
  • Caldo de arroz. ...
  • Pera cozida. ...
  • Pão branco. ...
  • Suco de maçã com cenoura.

A indicação em casos de gastroenterite é que se evite ingerir alimentos ricos em fibra, gordura e açúcares, ultraprocessados e refinados durante e até 10 a 15 dias após a doença. Isso porque o estômago fica debilitado e a digestão, deficiente.

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

No tratamento da diarreia aguda, a substituição de SRO com glicose por solução com alto teor de amilase de amido de milho reduziu a duração da diarreia em 55% e reduziu significativamente o peso fecal após 12h.