Quem faz Benzimento?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Benzedores, benzedeiras, cultura popular, catolicismo popular.

A pessoa que benze é aquela que representa a medicina popular, é aquela que detém orações em favor do bem do corpo e da alma, é pessoa amiga, conselheira e acima de tudo: a benzedeira é mãe/pai avó/avô, esposa/esposo, médica (o).

O benzimento não pode ser cobrado. Para as rezadeiras, trata-se de uma missão a cumprir na terra.

O benzedor ou a benzedeira se coloca como instrumento do numinoso, pois para ele(a) é Deus quem cura.

São Sebastião, São Roque, São Lázaro, Santa Luzia, todos os santos protetores contra os males físicos, eu vos suplico para (repita o nome da pessoa). Curai-o, Senhor. Livrai-o, Senhor, da doença que o atormenta. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O benzedor ou a benzedeira é portador(a) de um poder especial, que pode controlar as forças desencadeadoras de desequilíbrios. Por meio de benzimentos – atos mágico-religiosos -, garante o funcionamento da normalidade desejada, rompendo-se com o desequilíbrio ameaçador da existência.

O benzimento é uma prática vivenciada e aplicada desde muito tempo em todo o mundo, mobilizando a fé, os saberes e fazeres locais, buscando assim a cura do corpo e do espírito através de rituais específicos.

No caso da benzedeira, esta aprende o ofício e acredita nos benzimentos como meio de cura (ASSUNÇÃO: 2006). Seus cuidados transmitidos em palavras envolvem e requerem atenção e toque, além de remédios e banhos à base de plantas. O enfermo que a procura acredita que ela tem o “dom” de curar, pois o recebeu de Deus.

Só não benze aos sábados e domingos, e nem à noite. “Se aparecer alguém, até benzo. Não se pode recusar.

Benzer é o ato de abençoar alguém ou algo, com o objetivo de afastar o mal de todas as origens. A palavra vem de "tornar bento", e isso vale para quem aplica a benzedura e para quem recebe. Afinal, quanto mais abençoamos, mais abençoados seremos.

À hora do dia também interfere, pois segundo eles, devem benzer “enquanto os raios do sol estão de fora. De noite não pode benzer”.

O paciente não pode agradecer nem pagar. Isso pode acarretar na extinção da mediunidade. Caso alguém agradeça, ela não pode aceitar, tampouco tocar em dinheiro que lhe seja ofertado por benzer. No entanto, os presentes são bem-vindos, esses depois de um tempo fecham o ciclo da cura.

Dica fácil para benzer seu filho
Amarre uma fitinha vermelha no berço da criança,no carrinho e na entrada do quarto. A cor vermelha tem o poder de desviar os olhares e tirar o foco do seu filho. Esta tonalidade também é a cor que protege dos males da vida. +Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente.

O benzimento é feito com galhos de guiné, alecrim e arruda, sendo que o ramo deve ter sete galhos, que são colhidos pelas benzedeiras.

Rezadeiras e benzedeiras são denominações distintas para designar quase o mesmo ofício. Porém, segundo o livro Rezas, benzeduras e simpatias, a diferença é que benzedeiras são em geral mulheres, sendo mais solicitadas para prestação de serviços e muitas vezes são as únicas parteiras do lugar.

O ato de benzer é, na maioria das vezes, composto por gestos simples com alguns objetos de poder, ou não, dependendo do culto que a pratique. Na umbanda, por exemplo, velas, diferentes ervas, água, carvão e sal grosso são alguns desses objetos que podem ser utilizados durante a prática.

Benzimento, como o nome faz menção, é o ato de benzer, bem dizer à alguém ou algo. O Benzimento move as nossas experiências tendenciais e acumuladas de dor ou sofrimento, acidente ou doença, ao passo que planta novas informações à Consciência (pensamentos, emoções, relações e corpo).

Borrife todos os dias a água benta nos ambientes, começando pelo fundo do imóvel. Passe borrifando os cantos, paredes e portas, e termine na porta de entrada. Borrife também a porta de entrada pelo lado de fora. Se possível, borrife também o hall externo ou garagem.

Despeje da cabeça para baixo e não entre mais no chuveiro. Ao secar, dê algumas batidinhas com a toalha. Em seguida, acenda 01 vela fina e coloque um pequeno copo d'água na frente da vela. Acenda agradecendo a limpeza e pelo universo abrir os caminhos.