Quem fez a galinha?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Seguindo a lógica da evolução, a primeira galinha moderna teria surgido a partir da mutação genética (ou várias mutações) ocorrida no zigoto produzido pelo acasalamento de duas “quase galinhas”, digamos assim. O DNA combinado das "protogalinhas" deu início às primeiras células em direção a uma galinha moderna.

As galinhas são animais domésticos. O nome científico já diz: Gallus gallus domesticus. O Gallus gallus original, selvagem, era uma ave com muito menos carne e muito mais vontade de bicar humanos. Seu nome leigo é galo-banquiva, e sua história com os humanos começou no sul da Ásia, provavelmente há uns 10 mil anos.

As galinhas domésticas como as conhecemos hoje possuem o nome científico Gallus gallus domesticus. Sua suposta domesticação iniciou-se na Ásia, há vários séculos, região originária do Gallus gallus, seu ancestral.

Os primeiros frangos chegaram ao Brasil trazidos pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral, em 1500. As aves, que são originárias da Ásia, eram mestiças, produto dos cruzamentos ao longo de séculos.

A galinha que conhecemos hoje em dia? Surgiu de uma mutação, após a união entre os gametas (células sexuais) de outras galinhas. Dessa forma, podemos dizer que a primeira galinha do mundo veio de um ovo.

O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.

Do nosso lado do mundo, os ovos começaram a ser comidos há pouco tempo, mas nem tão pouco assim. Foi apenas com a chegada de Colombo nas Américas, em 1493. Ele transportou para o “novo mundo” os primeiros galináceos parentes das atuais galinhas poedeiras de hoje.

O ovo de galinha e de outras aves modernas surgiu pela primeira vez há cerca de 340 milhões de anos, com a evolução dos amniotas, um grupo de animais vertebrados que colocavam ovos com casca. Antes disso, a maioria das espécies dependia exclusivamente da água para se reproduzirem.

O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico. Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado. Após isso, o casal se separa.

Galinha vem do Latim gallina, “a fêmea do galo”, o qual se chamava gallus lá em Roma.

As galinhas foram domesticadas há cerca de 6000 anos a partir da galinha selvagem asiática e, desde então, adquiriram várias características importantes para o ser humano, incluindo as que se referem à aparência, agressividade reduzida e rapidez a pôr ovos, mas não se sabia quando e porquê esses traços evoluíram.

Se ela está sendo domesticada e bem-cuidada, a galinha pode viver tranquilamente entre cinco e dez anos.

O termo galinha caipira teve sua origem a partir do século passado quando, no período do descobrimento, aos poucos, foram sendo introduzidas diversas raças de aves no Brasil. Naturalmente, com a mistura dessas raças, surgiu uma nova linhagem, batizada de caipira.

A animação foi concebido pela primeira vez em 1995 pelo co-fundador da Aardman, Peter Lord, e pelo criador de Wallace e Gromit, Nick Park.

Em termos evolutivos, os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros, e vivem nos rios das Américas, África, Ásia e Austrália, com origem há cerca de 230 milhões de anos.

Crocodilo. Você sabia que os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros em termos de evolutivos? Sua origem é datada de 230 milhões de anos atrás. Seus ancestrais conviveram com os dinossauros mas os crocodilos modernos evoluíram há 84 milhões de anos e mudaram pouco desde então.

Esta informação talvez você não sabia ainda: sabe os frangos, que fornecem os ovos que comemos no dia a dia, que cantam ao amanhecer e que têm lindos pintinhos? Eles são os parentes mais próximos dos dinossauros, principalmente do Tiranossauro Rex (também conhecido como T-Rex).

Os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. O chocolate, trazido para a Europa pelos espanhóis, era tido como sagrado entre os Astecas”, pontua.

Acredita-se que este animal se tornou o símbolo da data, porque, durante a época em que a Páscoa era comemorada, próxima ao Equinócio de Primavera, o coelho era um dos primeiros animais a serem vistos com o fim do inverno. Ele se tornou, assim, um símbolo de renovação e ressurreição.