Quem foi considerada a mãe da dança moderna?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Isadora Duncan

Conhecida como a "Mãe da Dança Moderna", Isadora Duncan foi uma revolucionária cuja influência se espalhou da América para a Europa e Rússia, criando uma sensação em todos os lugares em que ela se apresentou.

Resposta: Isadora Ducan foi considerada a mãe da dança moderna.

Pioneira da dança moderna no Brasil, bailarina Ruth Rachou faz noventa anos | Fique Ligado | TV Brasil | Cultura.

A dança moderna surgiu entre os séculos XIX e XX, principalmente na América do Norte e na Europa, como um protesto ao balé clássico, que possuía movimentos rígidos seguidos rigorosamente pelos bailarinos. Esse protesto foi tão intenso, que um dos primeiros elementos a serem retirados foram as sapatilhas do balé.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns.

No Brasil Laban é mais conhecido como teórico do movimento e educador. Mais recentemente, seu trabalho vem recebendo um olhar mais aprofundado sob a perspectiva da arte, da criação estética, da linguagem da dança e da comunicação não-verbal.

Conhecida como a "Mãe da Dança Moderna", Isadora Duncan foi uma revolucionária cuja influência se espalhou da América para a Europa e Rússia, criando uma sensação em todos os lugares em que ela se apresentou. Seu estilo de dança evitava a rigidez do balé.

Longe das técnicas do Ballet Clássico, Isadora usava trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços em suas performances. Utilizava repertórios musicais não convencionais para a dança como, por exemplo, as peças de Chopin e Wagner.

Duncan é considerada criadora da dança moderna, outros nomes importantes são Marta Graham, Émile Jacques-Dalcroze, Mary Wigman, Rudolf von Laban, entre outros. A dança moderna foi introduzida no Brasil por bailarinos de renome que fugiam da Segunda Guerra Mundial.

Os estilos modernos de dança foram liderados por mulheres: Isadora Duncan (1877–1927), Martha Graham (1894–1991) e Pina Bausch (1940 – 2009) são algumas que precisamos lembrar.

Bertha Rosanova, nasceu em Santos, no Estado de São Paulo, no dia 31 de agosto de 1930; ou seja, se estivesse viva, estaria completando hoje 91 anos! Na verdade nasceu com o nome de Bertha Rozenblat, e era filha única de imigrantes judeus vindos da Polônia para o Brasil.

Lennie Dale

Acompanhada agora pelo grupo Copa trio, Elis cantou no Beco das Garrafas, o reduto onde nasceu a bossa nova, e conheceu o grande coreógrafo Lennie Dale, que a ensinou a dançar e mexer o corpo enquanto cantava.

Este estilo procura dar mais ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através de movimentos corporais.

A dança moderna é uma forma de dança que se concentra na expressão séria de emoções internas, usando um estilo livre e interpretativo, em vez de seguir as rígidas regras características de muitas disciplinas da dança.

Émile Jaques-Dalcroze

Os dois maiores precursores da dança moderna foram Émile Jaques-Dalcroze e François Delsarte. Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) foi professor de música, nascido na cidade de Viena na Áustria.

Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas. Alguns homens começaram a desenvolver danças religiosas, incorporando movimentos como o espacate, as danças em casal ou torneios.