Quem foi Gabriela na primeira versão?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Nascida no Nordeste e órfã ainda menina, ficou aos cuidados do tio, ajudando na roça. A seca os obriga a deixar a terra. Moça ingênua, de natureza livre e impulsiva, não conhece limites.

Gabriela é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 18 de junho a 26 de outubro de 2012, em 77 capítulos. Foi a 2ª telenovela das onze exibida pela emissora. "Modinha para Gabriela", Gal Costa, entre outras. Warner Bros.

Jovem bonita e cheia de vida, dona de uma sensualidade espontânea, Gabriela logo passa a ser o principal objeto de desejo dos homens da cidade, além de alvo da inveja das mulheres. Simples e ingênua, ela encontra dificuldades para assimilar as regras de comportamento da sociedade de Ilhéus.

Apesar de todas as qualidades da novela, houve um aspecto de "Gabriela" que prejudicou a história e descaracterizou a personagem-título de Jorge Amado. No romance, Gabriela trai Nacib não apenas porque se sente presa ao casamento e aos costumes da sociedade. Ela também faz isso porque sente desejo por outros homens.

Castigada pela forte seca que assola o nordeste brasileiro, Gabriela (Juliana Paes) resolve ir ao encontro da sobrevivência. O destino dela é Ilhéus, na Bahia, que é a cidade mais próspera de toda a região.

Gabriela de Souza ou Dr. Gabriela foi uma médica da Progênse. Sua primeira aparição é na segunda temporada. Ela cuidou de Marcelo Montenegro e Valente quando ambos estavam com amnésia.

Gabriela Correa é uma atriz e cantora brasileira de 29 anos, natural de Brasília, Distrito Federal. Seu primeiro contato com as artes cênicas aconteceu nas oficinas de teatro oferecidas por Nando Villardo.

Hoje é uma digital influencer fitness, vencedora do Prêmio Jovem na categoria Melhor Influencer Fitness em 2019.

Entre os desfechos, teve Nacib (Humberto Martins) laçado aos encantos da moça do cravo e canela, mesmo tendo os dois se separado. Eles continuaram o romance não-oficializado por opção de Gabriela (Juliana Paes), que foi pedida em casamento pelo turco e rejeitou o convite.

Milagre! Após ser agredida e abandonada praticamente morta na beira de um rio, Lindinalva (Giovanna Lancellotti) sobrevive por causa de dois heróis. A quenga é levada por Negro Fagundes (Jhe Oliveira) e Clemente (Daniel Ribeiro) para um casabre no meio da mata, dentro da fazenda de Melk (Chico Diaz).

Por fim, no colégio interno em Salvador, ela aproveita uma liberação nas férias e foge para São Paulo e fica vivendo lá, sem depender de ninguém, estudando e trabalhando para se sustentar. Assim ela alcança o seu objetivo.

As cenas na caatinga foram realizadas na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. A abertura da novela foi realizada pelo artista plástico Aldemir Martins que, assim como Carybé, também ilustrou obras de Jorge Amado.

Carinhosamente apelidada pelos seus moradores, Ilhéus é conhecida de várias formas: 'Princesinha do Sul', 'Capital do Cacau', 'Berço de Jorge Amado', 'Terra da Gabriela' e 'Terra do Chocolate'.

Com certeza, todos iriam falar. Uma noite, ao invés de ir ao quarto de Gabriela, Nacib, pela primeira vez, trouxe-a para o seu quarto e ali se amaram. Ele a chamava de Bié, e ela gostava, achava que era nome de gringo Ele disse que se casariam; ela seria a senhora Saad; vestiria roupas finas e jóias caras.

Final: Jesuíno é condenado e preso pela morte de Sinhazinha e Osmundo - Fique por dentro - Gabriela.

Sinhazinha morre na hora (Foto: Gabriela/TV Globo)
Jesuíno abre a porta do quarto e, a sangue frio, dispara contra Sinhazinha e Osmundo, que não têm a menor chance de defesa. Os dois não resistem e morrem na hora. Você não pode perder a cena, que vai ao ar na terça-feira, 7 de agosto. Saiba mais sobre o capítulo!

Os significados atrelados ao nome Gabriela evocam força e espiritualidade. Isso acontece, pois ele foi originado como a variante feminina de Gabriel, nome de origem hebraica que significa “homem de Deus”. Por extensão, Gabriela recebe os significados de “mulher de Deus”, “mulher forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”.