Quem foi Hadassa na Bíblia Sagrada?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Hadassa é um nome bíblico citado pela primeira vez no Livro de Ester: “Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça, também conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, e Mardoqueu a havia tomado como filha quando o pai e a mãe dela morreram.”

Além do belíssimo significado bíblico associado a murta, Radassa faz referência a uma moça corajosa, que se arriscou para salvar o seu povo. Sua história é descrita no livro bíblico de Ester, faremos um breve resumo. A personagem bíblica Hadassah era uma bela moça de origem judia que vivia no reino da Pérsia.

Ester era judia e vivia na Pérsia. Seus pais morreram e seu primo Mardoqueu cuidou dela. Ela foi convidada para ir ao palácio do rei com outras moças do reino. O rei queria uma nova rainha e escolheu Ester.

Ester

Este versículo em outras versões da Bíblia
7 Criara ele Hadassa, isto é, Ester, filha de seu tio, pois não tinha ela nem pai nem mãe; e era donzela esbelta e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por filha.

Ester sabia que dependia do Senhor em tudo o que fazia. Por causa disso, era constantemente movida pelo direcionamento que vinha do Alto, agindo com a sabedoria de Deus, que acrescentava prudência e inteligência ao seu reinado. Em uma igreja, o temor a Deus sustenta todo o trabalho do pastor e da liderança.

Tenha paciência para agir com sabedoria. Ester foi sábia em cada decisão que tomou, isso porque manteve a calma e teve paciência para agir, ela foi estratégica e mais do que isso fez o que agradaria a Deus. Então, antes de agir, peça direcionamento e sabedoria para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Ester, nome original "Hadassa" que significa "murta" em hebraico, era um membro da grande comunidade judaica forçada a se mudar para a Pérsia, mas decidiu não voltar para Judá com Esdras. Durante o tempo de Ester, a terra de Judá foi considerada como um lugar selvagem e atrasado. Ester, em persa, significa "estrela".”

Hadassa

  • Significado: Significa "mirto", "murta, "protegida", "aquela que protege", "governante" ou "mulher que tem influência"
  • Apelidos: Hada, Dassa.
  • Celebridades: Hadassa (nome hebraico da rainha Esther) - figura bíblica.
  • Nacionalidade: Israel.
  • Popularidade.
  • Relacionados: Esther, Ester.

Radassa: Variação do nome Hadassa. Significa "mirto", "murta”, "protegida", "aquela que protege", "governante" ou "mulher que tem influência". O bonito e diferente nome feminino Hadassa está intrinsecamente ligado às histórias bíblicas que fazem referência à rainha persa Ester.

7Mardoqueu era pai de criação de sua prima Hadassá, também conhecida como Ester, em persa, pois ela não tinha pai nem mãe.

nome feminino
[ Botânica ] Planta arbustiva (Myrtus communis) da família das mirtáceas, de folhas opostas, flores brancas aromáticas e cujo fruto são bagas ovais, azuladas quando maduras. Origem etimológica:latim murta, -ae ou myrta, -ae. Colectivo:mirtedo, murtal.

O nome original de Ester era Hadassa, o qual teria sido mudado em decorrência da sua beleza. Por esse motivo, há autores que atribuem a ambos os nomes o mesmo significado.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.

O primo e tutor de Ester, Mardoqueu, ofendeu Hamã, uma autoridade no reino persa, ao se recusar a prostrar-se diante dele. Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino. Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus.