Quem foi Rispa na Bíblia Sagrada?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Rispa era a mãe de Armoni e Mefibosete, filhos de Saul. Estes dois filhos e mais cinco netos de Saul foram por Davi entregues aos gibeonitas, como expiação pela mortandade que Saul tinha efetuado nestes últimos.

A Bíblia conta a história de uma mãe, “Resfa” ou “Rispa”, em outras traduções, uma mulher forte e de jeito firme. Seu nome significa “pedra quente”. Ela foi uma das mulheres do rei Saul e teve com ele dois filhos: Armoni e Mefibosete.

Rispa significa “brasa viva”. O simples fato de que na Bíblia encontramos informações sobre o pai de Rispa (“filha de Aiá”) sugere que a família dela deve ter sido importante e que ela não era, então, uma simples concubina.

Quando Saul morreu, Mefibosete tinha apenas cinco anos. As notícias da morte de Saul, naturalmente, alarmaram toda a família. A cuidadora de Mefibosete se apressou em fugir para o proteger, mas o derrubou no chão, fazendo com que ele se tornasse aleijado de ambos os pés.

Seus filhos são escolhidos para serem sacrificados por um juramento quebrado anos antes. Incapaz de interromper a sentença de morte, seus filhos acabam sendo enforcados em Gibeá de Saul. Depois que eles foram assassinados, Rispa ficou ao lado deles por meses, mantendo os pássaros e animais selvagens longe dos corpos.

Reis: Virgem, mulher de Jônatas ri à toa com visão de 'aquilo maravilhoso' · Notícias da TV.

Ele tinha cinco anos de idade quando isso aconteceu (2 Samuel 4:4). Passado bastante tempo, quando Davi já estava estabelecido como rei de todo Israel, ele se lembrou de Jônatas e quis continuar a honrar sua amizade.

Um dos horeus, filho de Zibeão, e irmão de Aná, que era pai de uma das esposas de Esaú. Pai de Rispa, uma concubina de Saul, sobre quem Isbosete acusou falsamente Abner, e cujos filhos foram enforcados para apaziguar os gibeonitas, que Saul tinha defraudado.

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido. “Não faz isso comigo, meu amor”, diz o rei em meio às lágrimas de dor e sofrimento.

Para garantir que suas ordens fossem cumpridas, Saul disse que todo homem que comesse seria executado. Ele não sabia, porém, que seu próprio filho, Jônatas, não estava presente quando ele dera aquela ordem. Jônatas comeu um pouco de mel, e Saul preparou-se para tirar a vida de seu filho.

Então Rispa protegeu os corpos de seus filhos de dia e de noite, até que eles pudessem ser sepultados. Rispa foi uma protetora incansável dos corpos dos seus filhos desde o início da colheita até o começo das chuvas de outono no hemisfério Norte, um período de quase seis meses.

Davi é bondoso com Mefibosete por causa de Jônatas.

Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque. Ela caiu, o que gerou nele a lesão.

Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência. Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício. No entanto, Saul tomou a direção e ele mesmo apresentou o sacrifício, usurpando a autoridade do profeta e desobedecendo as ordens de Deus.