Qual foi o pecado de João Batista?

Perguntado por: dbelem4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

No caso de João, não foi seu irmão quem profanou o lar do seu melhor amigo, mas o “rei” da Galileia que tomou a mulher de seu irmão Felipe e a desposou. Pois bem, João não sentiu vergonha ao fazê-lo ver o mal que estava fazendo ao roubar a esposa do seu irmão e que consequências isso teria.

João Batista viveu nos desertos da Judéia. Em aproximadamente 26 d.C., ele recebeu o chamado para exercer seu ministério profético (Lucas 3:2). Ele tinha uma mensagem firme, pregava o arrependimento de pecados.

Ele quer, sim, que sua palavra nos envolva e nos converta para nos tornar dignos do Reino dos céus. Assim, João Batista se torna para nós testemunha de que nós podemos ser seguidores de Jesus.

A missão de João se limitava a pregar e batizar; mas o que ele fez foi legítimo; e quando Jesus Cristo foi ter com os discípulos de João, Ele os batizou com fogo e com o Espírito Santo.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

João ensinou os princípios básicos do evangelho de Jesus Cristo. Ensinou as pessoas a respeito de justiça, misericórdia, honestidade, moralidade, jejum, oração, arrependimento e confissão dos pecados, batismo por imersão, ressurreição e o Juízo Final (ver Mateus 3; Lucas 3).

João Batista foi a voz enviada para preparar o caminho para o Messias esperado. João Batista foi a voz enviada para preparar o caminho para o Messias esperado, anunciando os sinais do amor que revelam a presença do Verbo encarnado entre nós.

Jesus indica João como sendo o maior nascido de uma mulher. Mas acrescenta: O menor no Reino dos Céus é maior do que ele.

As roupas grosseiras de joão Batista mostravam o quão hostis os homens eram ou estavam. As roupas de João mostravam o pecado de israel, a sua hostilidade era com Deus e com o próximo. João que poderia ter se vestido como um rei, usava roupas grosseiras, feias, com um simbolismo agravante.

A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.

A origem da festa
A Festa de São João tem origem na Idade Média, quando a Igreja Católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos. O dia 24 de junho era celebrado em comemoração ao solstício de verão no hemisfério norte e à renovação da natureza.

O Dia de São João é comemorado, em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. A data cristã é celebrada em diversos países.

5Nos dias de Herodes, rei da Judéia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia.

Seus amigos foram procurar Pedro e, quando ele chegou lá, pediu que os amigos de Tabita saíssem do quarto. Pedro ajoelhou-se e orou, depois disse a Tabita que se levantasse. Ela abriu os olhos e sentou-se. Pedro ajudou-a a levantar-se.

Após a súplica de Jairo, que aos seus pés, promete adoração, Jesus vai até a casa do homem e ressuscita sua filha, Débora.

' Outros ainda diziam: 'É um profeta como um dos profetas. ' 16Ouvindo isto, Herodes disse: 'Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!'