Porque João Batista foi morta?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

17 Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. 18 João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”. 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém.

Aprendemos com esse relato que ao mostrarmos compaixão pelas outras pessoas, mesmo quando nos sentimos tristes, seguimos o exemplo de Jesus Cristo. Resuma para um membro da família ou para um amigo o relato de Jesus mostrando compaixão pelas pessoas depois de saber da morte de João Batista.

Pregando o batismo e a conversão dos pecados, ele se tornou bastante conhecido, alcançando com seus ensinamentos muitas pessoas da Judéia e Jerusalém. Porém, uma de suas principais falas se refere, exatamente, a sua principal missão, anunciar Jesus.

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

27 Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, 28 trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. 29 Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

O poder do amor é maior e mais misterioso que o da morte, diz, mas ela só sabe do segundo. A luz da lua pousa sobre Salomé e Herodes, ainda horrorizado, ordena que seus soldados a matem. Eles se lançam sobre ela e a matam sob seus escudos.

João Batista foi a voz enviada para preparar o caminho para o Messias esperado. João Batista foi a voz enviada para preparar o caminho para o Messias esperado, anunciando os sinais do amor que revelam a presença do Verbo encarnado entre nós.

i, pp. 354, 355) refere-se ao seguinte, como sendo aplicável à vida de João Batista: “Seu único alimento eram os gafanhotos que saltavam e voavam nos montes e o mel das abelhas silvestres que encontrava, aqui e ali, nas fendas das rochas, sendo a única bebida que tomava a água encontrada nas cavidades rochosas.

A Bíblia, porém, deixa claro que João Batista comia mesmo eram os INSETOS que conhecemos pelo nome de GAFANHOTO, o que é uma boa tradução para a palavra grega “AKRIDIÀ'.

A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Hoje, a liturgia nos convida a celebrar a Festa do Coração Imaculado de Maria, nos contando o episódio da vida de Jesus, onde o coração de Mãe de Maria é colocado numa dura prova do efetivo sumiço de Jesus, em Jerusalém, quando tinha apenas 12 anos.

Irmãos e irmãs de Jesus
Os evangelhos canônicos nomeiam quatro irmãos, entre eles Tiago. Após a morte de Jesus, Tiago, o "irmão do Senhor" era o líder da congregação em Jerusalém. e os parentes de Jesus parecem ter tido posições de autoridade nas redondezas da cidade.

Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse. Ele deu o exemplo para nós, obedecendo ao mandamento de Deus de ser batizado.

Seus amigos foram procurar Pedro e, quando ele chegou lá, pediu que os amigos de Tabita saíssem do quarto. Pedro ajoelhou-se e orou, depois disse a Tabita que se levantasse. Ela abriu os olhos e sentou-se. Pedro ajudou-a a levantar-se.