Quem foi o fundador do time do Palmeiras?

Perguntado por: alima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Após algumas reuniões, 46 simpáticos à ideia, liderados por Luigi Marzo e Luigi Cervo, fundaram, em 26 de agosto de 1914, um clube esportivo para todos italianos, ao qual deram o nome de Palestra Itália.

A fundação do antigo Palestra Itália ocorreu em 26 de agosto de 1914, na cidade de São Paulo. A ideia central da fundação era a de que esse time de futebol conseguisse reunir a colônia italiana que havia imigrado para o Brasil.

Em meio à Segunda Guerra Mundial, o Palestra Itália foi obrigado a mudar de nome, já que fazia referência a um adversário do Brasil no combate. De um lado, estavam os Aliados, formados por Estados Unidos, Inglaterra, França e, posteriormente, União Soviética. Do outro, Alemanha, Itália e Japão integravam o Eixo.

UOL - Brasil Online - História:Palmeiras nasceu de dissidência corintiana 13/12/97 15h25. Nada poderia ser pior. O Palmeiras, na verdade, nasceu de uma dissidência do Corinthians. O arquiinimigo, fundado em 1910, sofreu, quatro anos mais tarde, um racha que provocaria a debandada de parte dos dirigentes.

São Paulo Athletic Club

O primeiro time brasileiro de futebol foi o São Paulo Athletic Club, fundado em 13 de maio de 1888. Inicialmente, o clube era chamado de “British Club”.

Espírito de porco
Na partida seguinte entre as duas equipes, a torcida do Timão soltou um suíno no gramado do Morumbi antes do duelo começar. Enquanto o animal corria, os torcedores gritavam: "porco, porco". A provocação durou mais de uma década. Contudo, o Palmeiras acabou adotando o apelido e o mascote em 1986.

Significado de Palmeiras
Qual o significado do nome Palmeiras: “RELATIVO AO FRUTO DOCE”.

1. [ Botânica ] Nome comum a todas as plantas da família das palmas. 2. Coqueiro.

Choque-Rei – São Paulo. Se o Corinthians é o maior rival do Verdão, o São Paulo é o grande inimigo. A rivalidade entre Palmeiras e São Paulo começou logo após o Decreto-lei de Getúlio Vargas em 1942.

O São Paulo encara nesta segunda-feira (13) o Água Santa, pelas quartas de final do Paulistão e mandará seu jogo no estádio do Palmeiras 28 anos depois da última partida. Isso bastou para um protesto da Mancha Verde que diz que o clube do Morumbi teria tentando roubar o local quando ainda se chamava Parque Antártica.

O clube chama a competição vencida em 1951 de "primeiro campeonato mundial interclubes da história". A Fifa também já se referiu ao torneio como campeonato mundial em duas oportunidades em textos publicados no site da entidade durante a última participação do Verdão na competição, em 2021.

Para a disputa do Campeonato Paulista de 1916, a diretoria palestrina decidiu importar da Itália um jogo de camisa com o escudo da Cruz de Savoia, símbolo da Casa Real Italiana. O distintivo foi utilizado no primeiro jogo oficial do Palestra Italia (empate por 1 a 1 com o Mackenzie, no dia 13 de maio).

Na história, o Corinthians é o clube com mais títulos, somando 30 ao todo. O atual campeão, Palmeiras, vem logo depois com 24 e fechando a lista, Santos e São Paulo com 22.

No início do século 20, jovens italianos decidiram fundar um clube cujo objetivo principal seria a formação de um time de futebol que representasse toda a enorme colônia italiana diante das grandes equipes da elite paulistana.

Há 25 jogos invicto no Allianz Parque (19 vitórias e seis empates), o Palmeiras ostenta a segunda maior sequência sem derrotas na história da arena.

Uma lenda que há 50 anos não era alcançado. O último que havia igualado e ultrapassado Waldemar foi justamente aquele que lidera o ranking de títulos do Palmeiras: Ademir da Guia (1961 a 1977) que, assim como Junqueira (1931 a 1945), conquistou 12 taças pelo clube.

Quem lidera as estatísticas é o Corinthians, com dez.