Quem foi o maior malandro do mundo?

Perguntado por: rcorte8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

O escocês Gregor MacGregor, 171 até no nome, inventou e vendeu um país, lucrando com a ganância e a ignorância alheias. Um herói que vira vigarista, promessas de lucros fabulosos e prejuízos bem reais.

O malandro era a figura marginalizada que encontrava meios – nem sempre politicamente corretos – para sobreviver. A sua origem está diretamente ligada à abolição da escravatura e ao modo de vida dos ex-escravos, que ocupavam os morros. Já o samba é uma das principais formas de expressão cultural desse povo.

O malandro foi assassinado na Rua do Núncio, nas imediações das atuais avenidas Tomé de Souza e Visconde do Rio Branco.

Leonardo, o Primeiro Malandro da Literatura Brasileira
Manuel Antônio de Almeida, com o personagem Leonardo, na obra Memórias de um Sargento de Milícias, cria o primeiro malandro da literatura brasileira.

Malandro em geral nunca quer compromisso sério com nada é um sujeito inteligente para o mal, mal resolvido, e acreditam ser totalmente incompreendidos pelos demais. Sabe aquela frase do bonitinho não põe mesa? Isto se explica perfeitamente porque a ex deu um chute no traseiro dele.

Composição: Claudinho Inspiração / Roxinho / Tonho Magrinho.

Os malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são entidades da estrada – e também aparecem sob a regência de Exú na esquerda – como o famoso Zé Pilintra. Eles ainda podem se apresentar na cura, regidos por Oxalá, onde aparecem sem chapéu e com fitinha branca.

Ele é retratado como o típico malandro carioca, sempre escapando dos problemas com o "jeitinho" característico. Sua primeira aparição foi no filme Saludos Amigos, como amigo do Pato Donald. Descrito pela Time como "um papagaio brasileiro elegante, que é tão superior ao Pato Donald quanto o Pato era ao Mickey Mouse".

De fato, a macumba carioca é a grande responsável pela popularidade de Seu Zé Pilintra, considerado o rei da malandragem, das ruas e madrugadas. Como bom malandro, gosta de andar de bar em bar, das mesas de carteado, da boa bebida e das sombras das encruzilhadas, onde trabalham suas protegidas, as damas da noite.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

José da Silva, popular Zé Navalha.
Filho de José Antônio e Isabel Silveira da Silva, natural de Brusque, nascido aos 19.03.1915. Dez filhos, sendo 8 com Ida Contensini : Getúlio, Nilma, Otacilho,Dorival , Jair, Catarina e as gêmeas: Maria Isabel e Maria Carolina; e dois com Luzia Silveira: Abel e Eduardo.

MARIA NAVALHA: Uma Malandra Ou Uma Pombo Gira? “Acredito que ambas!” Maria Navalha é o nome adotado por muitos espíritos com apresentação feminina que trabalham de modo independente, costumam se apresentar na Umbanda, mas também em casas de Candomblé que cultuam entidades.

Em 1972, após uma vida entrando e saindo da prisão, o malandro de 73 anos morava na Ilha Grande, um paraíso no Litoral Sul Fluminense, onde vivia com a família, cuidando de uma granja e lavando roupa pra fora. Era uma lenda nos inferninhos da Lapa, mas não queria mais saber daquela vida louca.

Empresário menos por vocação que por oportunidade, Plínio Fróes foi o desbravador da nova Lapa ao abrir, em 2001, o Rio Scenarium, um híbrido de casa noturna e antiquário que virou o principal marco da revitalização da área.

Guardiões astrais que trabalham na esquerda das religiões afro brasileiras, como a umbanda e candomblé. Costumam trabalhar com cargas mais densas policiando os planos astrais.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

Que rouba e não cumpre a lei: 3 ladrão, larápio, gatuno, marginal, meliante, delinquente, trombadinha, roubador, malandrim, pilha.

Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Os nomes dados as malandras se assemelham e em muitos casos são idênticos aos das Pombagiras, isso já configura um dos motivos para que haja tanta confusão ao distinguir essas duas manifestações. Marias, Padilhas, Quitérias..

Continuar lendo Como chamar o malandro?