Quem foi o rei que mandou prender Pedro?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Naqueles dias, 1o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro.

gangrena de Fournier

Paulo - Panorâmica - Patologia: Rei Herodes morreu com doença renal crônica e infecção no pênis, diz estudo. O maior vilão do Novo Testamento teve um fim melancólico, acossado por uma doença crônica nos rins e uma infecção incomum no pênis chamada de gangrena de Fournier.

Paulo tornou-se tecelão. Ainda adolescente, foi enviado a Jerusalém, onde deveria familiarizar-se mais profundamente com a religião e a cultura hebraica. Em Jerusalém, estudou no templo de Salomão, reedificado e embelezado pelo rei Herodes Agripa.

17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: 'Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão. ' 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia.

Tiago, filho de Zebedeu

Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a sofrer a morte violenta de um mártir, decapitado por ordem do rei Herodes Agripa.

“Estou inocente pelo sangue deste justo! É um problema de vocês.” Pilatos mandou soltar Barrabás, mandou flagelar Jesus e o entregou para ser crucificado". (Mateus, 24-26).

Foi afastado após dez anos em seu cargo e chamado a Roma. Como era inverno, ano 36 ou 37, não podia fazer a viagem por mar e foi por terra. Mas justo então morreu o imperador Tibério, em 17 de março de 37, e não voltamos a saber mais nada sobre ele.

Herodes, o Grande nasceu em torno de 74 A.C. em Ashkelon, cidade costeira no Sul de Israel. Seu pai era edomita e sua mãe, nabateia, mas ele praticava o judaísmo depois que toda sua família, que tinha boas ligações com Roma, se converteu.

Herodes era um idumeu (descendente dos edomitas, um povo que morava a sul de Israel) convertido ao Judaísmo. Não sendo israelita, ele não tinha nenhum direito ao trono mas, com a ajuda do império romano, conquistou o poder em 37 a.C. Herodes se tornou rei vassalo de Roma, com domínio sobre os judeus.

Herodes é um nome masculino bíblico de origem hebraica. De acordo com estudiosos da onomástica, do grego Herod, é possível que seu significado seja “canção do herói”. Esse significado resulta da junção dos elementos heros, que significa “herói”, e oides, que significa “ ode, canção”.

Agripa

Agripa, foi o último dos Herodes a governar sobre toda a Palestina assim como havia feito o seu avô. Este Agripa conseguiu a sua posição de Herodes, o rei por várias manobras e com a ajuda dos seus amigos em Roma.

São Longuinho

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

No itinerário de ida eles atravessaram Perge e pregaram somente em Antioquia da Psídia na sinagoga, conforme v. 13.13-14.

Paulo tinha cerca de 28 anos quando ocorreu seu encontro místico com Jesus. Depois de ter se tornado um fervoroso discípulo do Nazareno, viveu algum tempo na comunidade cristã damasquina, até ser expulso pelos judeus.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

O imperador Domiciano baniu João para a Ilha de Patmos, uma ilha árida e rochosa no Mar Egeu. Esse tipo de exílio teria amortecido os espíritos e restringido severamente a influência de João se ele não se sentisse ainda mais convencido a compartilhar a mensagem de Jesus.

A luz da lua pousa sobre Salomé e Herodes, ainda horrorizado, ordena que seus soldados a matem. Eles se lançam sobre ela e a matam sob seus escudos. Ante o desejo masculino, em geral, Salomé era um objeto ativo que seduzia e manipulava, fazia dos homens o que bem entendia e os tornava fracos.

E numa festa, Salomé, a filha de Hedodíades, dançou para Herodes. Ele ficou encantado e disse que pedisse o que quisesse que ela daria. E a menina, influenciada pela mãe, pediu a cabeça de João Batista. Herodes mandou, então, decapitar João e a cabeça dele foi entregue à menina numa bandeja.

O aniversário de Antipas ofereceu a Herodíade o momento propício para atingir o que queria. A esposa do tetrarca compareceu à festa acompanhada da filha Salomé, fruto de um casamento anterior. Durante o banquete, a filha de Herodíade começou a dançar e agradou a Herodes e seus convidados.

A filha, instruída pela mãe, pediu a cabeça de João Batista, e por isso, Herodes o decapitou.

Além disto, atribuíam-Lhe diversos crimes, como o de blasfêmia, profanar o sábado (dia de resguardo dos judeus), subversão e intitular-se falsamente como profeta.