Quem foi o rei Sargao?

Perguntado por: ahipolito9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Sargão (do acádio Sharrum-kin: "rei legítimo" ou "rei verdadeiro") teria sido um líder militar incomparável, além de enérgico administrador, responsável por sucessivas conquistas na região que hoje se estende do sul do Iraque até o norte da Síria, incluindo o Líbano e, também, o sul da Turquia.

Sargão I foi um monarca do antigo reino assírio, que teria reinado de 1920 a 1 881 a.C. Ele foi o filho de Icunum. século XIX a.C. século XIX a.C. De acordo com a mitologia local, teria nascido de uma mãe pobre, nas regiões altas do rio Tigre, que o colocou num cesto e confiou-o às águas do rio Eufrates.

1. ICTIOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes peixes do género Diplodus, da família dos Esparídeos, que inclui espécies também conhecidas por alcarraz, bicudo, mucharra, etc.

foi derrotado por Gilgamesh rei de Uruk.

Os acádios eram liderados pelo rei Sargão I, da Acádia, que construiu o Império Acádio, o primeiro grande império centralizado da Mesopotâmia.

Nabucodonosor

Nabucodonosor, principal rei do Segundo Império Babilônico, construiu a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia.

Os sumérios eram um povo que se estabeleceu na Mesopotâmia a partir de 5000 a.C., ao sul dessa região. Eles foram considerados o primeiro povo a fixar-se de forma sedentária com a fundação de suas cidades. Atribui-se a eles grandes construções e a invenção da primeira forma de escrita da humanidade.

Sargão (do acádio Sharrum-kin: "rei legítimo" ou "rei verdadeiro") teria sido um líder militar incomparável, além de enérgico administrador, responsável por sucessivas conquistas na região que hoje se estende do sul do Iraque até o norte da Síria, incluindo o Líbano e, também, o sul da Turquia.

Os acádios ou acadianos eram povos de origem semita que venceram os sumérios e adquiriram o controle da região da Mesopotâmia em 2334 a.C. Culturalmente, usaram muito do que tinha sido inventado pelos sumérios. Desenvolveram um império, que durou 200 anos.

Senaqueribe ignorou os repetidos apelos de Adrameleque para ser reintegrado como herdeiro e, em 681 a.C., Adrameleque e seu irmão Sarezer assassinaram Senaqueribe, na esperança de tomar o poder para si.

Resposta: Sargao foi, segundo as pesquisas historicas, o primeiro monarca a criar um imperio mesopotamico acadiano...antes dele, a mesopotamia era dividida em varias cidades-Estado sumérias... os acadianos invadiram essas cidades e unificaram-nas, sob comando de Sargão.

Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétnico governado a partir de um centro, e a sua dinastia governou a Mesopotâmia por cerca de um século e meio.

Entretanto, revoltas internas e diversas invasões estrangeiras inviabilizaram a permanência do Império Acádio, que depois de dois séculos, acabou desaparecendo por volta de 2100 a.C.. Assim, eles foram dominados pelos Guti, povo originário dos montes Zagros (fronteira entre o Irã e o Iraque).

Eram liderados por um rei, considerado soberano e divino, que também comandava o exército e os sacerdotes. As principais bases econômicas eram a agricultura, mineração e comércio. Além disso, foram os pioneiros no manuseio do ferro.

Sumérios são os habitantes ou as pessoas naturais da Suméria, Sul da Mesopotâmia, onde atualmente se localiza o Iraque e o Kuwait.

A queda dos Sumérios ocorreu por fatores como seca e invasões de outros povos, sobretudo os acádios, que se instalaram na mesma região.

O último e breve reinado na região foi pelos sumérios, com a terceira dinastia de Ur, com o seu primeiro rei Ur-Nammu. Contudo, eles caíram por volta de 2000 a.c, a partir das invasões Amoritas e o ínicio do império da Babilônia.

1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todas as suas forças; e trinta e dois reis, e cavalos e carros havia com ele; e subiu, e cercou Samaria, e pelejou contra ela.

No ano de 1300 a.C., os assírios foram responsáveis por subjugar todos os reinos que outrora eram dominados pelos babilônicos. Somente no século VII a.C., a queda dos assírios mediante as investidas dos caldeus e medos possibilitou o reavivamento do Império Babilônico.

Segundo relata o Cilindro de Ciro, na origem da queda da Babilónia esteve uma ordem dada pelo deus Marduk ao imperador persa no sentido de conquis- tar a cidade. O deus tutelar da Babilónia pretendia punir o rei Nabónido pelo seu desrespeito pelo culto.