Quem foi que inventou o forró?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Luiz Gonzaga

O forró surgiu em 1930, no nordeste brasileiro e se tornou popular em meados dos anos 1950. Esse estilo musical surgiu por criatividade do poeta, compositor e cantor Luiz Gonzaga, que nasceu em 1912 e faleceu em 1989. O artista apresentava o forró por meio de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

Forró de Mané Vitor (1950), apesar de ser considerada a primeira música de forró, foi lançado sem ritmo especificado. Apenas em 1959, no LP Luiz Gonzaga canta seus sucessos com Zé Dantas, ele enquadrou a composição dos dois.

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande e Caruaru, que sediam as maiores festas juninas do país.

brasileiro

O forró surgiu em 1930, no nordeste brasileiro e se tornou popular em meados dos anos 1950. Esse estilo musical surgiu por criatividade do poeta, compositor e cantor Luiz Gonzaga, que nasceu em 1912 e faleceu em 1989. O artista apresentava o forró por meio de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

O forró surgiu em meados da década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 por todo o Brasil através do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo.

Luiz Gonzaga

Há 60 anos, Luiz Gonzaga gravou o primeiro forró e fez história na música brasileira.

Como dito anteriormente, há três principais estilos de forró: o eletrônico, o universitário e o tradicional.

De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

O estilo musical foi efetivamente divulgado com a migração nordestina para outros estados do Brasil, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, sendo hoje conhecido em todo o país. No início da história do forró, as composições eram inspiradas no modo de vida nordestino e do povo do sertão.

O forró é uma expressão artística genuinamente nordestina. Por ser uma forma de manifestação cultural ampla, o termo forró tem diversos significados e pode servir tanto para designar o ritmo musical, o estilo de dança e mesmo a festividade em que acontece.

O forró é um tipo de dança que surgiu no nordeste e é muito comum em festas juninas.

Apesar de ser conhecida como a Capital do Forró e terra do Maior e Melhor São João do Mundo, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, também tem relação com o Carnaval.

São João de Campina Grande

1) São João de Campina Grande (Paraíba)
O maior São João, não só do Brasil como do mundo, é realizado durante aproximadamente 31 dias no Parque do Povo, "o quartel-general do forró", no centro da cidade de Campina Grande.

Caruaru não é só a capital do forró.

Esse ritmo tradicional das festas juninas é considerado pelos especialistas um excelente exercício aeróbico, auxiliando na tonicidade dos músculos, principalmente os das pernas, e ajudando na perda de peso. Muito mais do que meros "dois pra lá e dois pra cá", o forró está enraizado na cultura brasileira.

Pois bem, o forró é considerado uma expressão artística nordestina, indo além do gênero musical e alcançando aspectos culturais. Nesse sentido, o termo forró pode referir-se tanto ao ritmo musical, ao estilo de dança e até mesmo a uma festividade tradicional.