Quem foi que traduziu a Bíblia para o português?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Almeida – A primeira tradução completa do Novo Testamento para o português foi feita por João Ferreira Annes de Almeida e publicada em 1681. A tradução foi impressa na Holanda, mas foi feita na cidade de Batávia (hoje Jacarta), na ilha de Java (hoje parte da Indonésia).

A Bíblia Almeida Corrigida Fiel (ACF) é uma tradução para a língua portuguesa baseada na versão de João Ferreira Annes d'Almeida.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento tem a maior parte escrita em hebraico. Os maiores trechos escritos em aramaico, são os de Esdras 4.8—6.18, Esdras 7.12-26 e Daniel 2.4—7.28. O Novo Testamento foi totalmente escrito em grego.

Tyndale usou um série de fontes como base para suas traduções, tanto do Antigo como do Novo Testamento. Ao traduzir o Novo Testamento, ele usou a terceira edição (1522) do Novo Testamento grego de Erasmo, frequentemente chamado de Texto Recebido.

Outras traduções vieram depois para o grego, para o latim, para o inglês, para o alemão e, é claro, a tradução para o português, feita por João Ferreira de Almeida. Ele converteu na Igreja Reformada Holandesa, aos doze anos de idade.

Jerônimo, que escrevia com grande elegância o latim, traduziu a este idioma toda a Bíblia, e essa tradução chamada "Vulgata" (tradução feita para o povo ou vulgo) foi a Bíblia oficial para a Igreja Católica durante 15 séculos. Por volta dos 40 anos, Jerônimo foi ordenado sacerdote.

Dados apresentados pela Eternity News apontam que 5,4 bilhões de pessoas têm a bíblia inteira traduzida em sua língua.

O primeiro exemplar da Bíblia ficou conhecido como aBíbliade 42 linhas. A invenção da imprensa foi porGutenberg aperfeiçoada e possibilitou que milhões de pessoas no mundo pudesse ter a Bíblia e outros livros impressos.

Bíblia NVI: Moderna, Mas Ainda Fiel ao Texto
Essa tradução foi publicada nos anos 90 pela Sociedade Bíblia Internacional e é considerada por muitos a melhor versão da bíblia.

A propagação iniciou em Jerusalém e alcançou todas as sociedades. Esta aceitação e feita de forma individual, quando uma pessoa percebe o efeito que as escrituras causam em sua vida particular e sempre de forma benéfica e restauradora, muitos ate afirmam sobre naturalidade.

Apesar de seus primeiros escritos serem de 4 mil anos atrás, a Bíblia é mais atual do que nunca.

Em Timóteo 3,16, temos a confirmação de que toda a Bíblia é inspirada por Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

Em resumo, existem 76 papiros do texto original do Novo Testamento. Acham-se ainda em Leningrado (p11, p68), no Cairo (p15, p16), em Oxford (p19), em Cambridge (p27), em Heidelberg (p40), em Nova York (p59, p60, p61), em Gênova (p72, p74, p75),…

O Antigo é datado entre 1800 a 500 a.C., enquanto o Novo Testamento foi escrito entre 50 e 100 d.C, e isso implicou em muitas mudanças nas formas de se praticar o cristianismo.

Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

Para eles, existe apenas uma Bíblia. E, no entanto, existem cinco diferentes: a judaica, a hebraica, a católica, a ortodoxa e a protestante.

A sua autoria tem sido tradicionalmente atribuída ao grande líder hebraico Moisés, seja por judeus seja por cristãos. Também por isso chamado de "Lei de Moisés", considera-se atualmente que o Pentateuco não pode ser obra apenas de um autor, não o sendo daquele, todavia.

Em 1676, Almeida comunicou ao presbitério que o Novo Testamento estava pronto. Aí começou a batalha do tradutor para ver o texto publicado — sabia que o presbitério não recomendaria a impressão do trabalho sem que fosse aprovado por revisores indicados pelo próprio presbitério.

Sobre o Antigo Testamento
O antigo testamento, também chamado de escrituras hebraicas, é a primeira parte da bíblia, da qual é constituída por 39 livros.

Assim, como se não bastassem as cerca de 400 mil alterações da Bíblia, eles ensinam aos seus fiéis as mais absurdas interpretações dela, o que gera grandes confusões doutrinárias entre eles, levando-os a mudarem de igreja, a todo instante, como se muda de roupa!