Quem ganhou o Festival da Record 1968?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Baden Powell

na noite de 27 de maio de 68, Elis, Baden Powell e Os. Originais do Samba sagraram-se campeões com. "Lapinha" em uma catarse que ficou para a história do. velho Teatro Record e na memória de muita gente.

Sabiá - Chico Buarque e Tom Jobim / 1968
Interpretada por Cynara e Cybele, a campeã de 1968 foi vaiada pela plateia, que desejava que o prêmio fosse entregue à Pra não dizer que não falei das flores.

A seguir os vencedores do Festival Internacional de Canção Popular (FIC) entre 1966 e 1972: 1966: Inge Brück. 1967: Jimmy Fontana. 1968: Cynara e Cybele.

A Música do Dia
Naquele ano, ganhou Kyrie, de Paulinho Soares e Marcelo Silva, cantado pelo Trio Ternura. A Música do Dia é Desacato, de Antonio Carlos e Jocaffi.

Em abril de 1965, ocorreu o primeiro festival da Música Popular Brasileira pela TV Excelsior, onde consagrou-se campeã a música Arrastão, composição de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, interpretada por Elis Regina.

Adelaide Ferreira

A grande vencedora da noite foi Adelaide Ferreira com a canção "Penso em Ti, (Eu Sei)", tendo também sido galardoada com a atribuição do Prémio de Interpretação.

O Condor (Oswaldo Montenegro).

Festivais na TV Record
Nos Festivais da Record consolidaram dois importantes gêneros musicais brasileiros na década de 1960: as canções de protesto e o tropicalismo.

A forma do festival era muito característica: um show em um auditório, com plateia, transmissão para outras emissoras ao redor do Brasil, jurados que avaliavam e selecionavam as canções que eram inscritas pelos compositores, e um corpo de cantores contratados pelas emissoras para interpretar essas músicas.

O festival de MPB era um evento promovido anualmente pela TV Record, para a revelação e premiação de grandes nomes da música popular brasileira. De todas as cinco edições, a terceira – ocorrida no ano de 1967 – foi a mais memorável e entrou para a história como um grande marco na revolução musical.

Exemplo da incompreensão de que Sérgio Ricardo foi vítima – ainda de acordo com o jornalista em De Papo Pro Ar – é o motivo por que ele foi vaiado no festival da TV Record. A plateia rejeitou a música apresentada no evento, Beto Bom de Bola, porque considerou a obra “alienada”, dedicada a falar sobre futebol.

Em 1967 foi realizado o III Festival de Música Popular Brasileira, pela TV Excelsior, a versão mais famosa de todas, que revelou vários novos compositores e intérpretes que acabaram escrevendo um pouco da história da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina.

Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso e Gilberto Gil, finalistas do Festival de 1967.

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”
A canção caiu na boca do povo ao ser interpretada pelo próprio Vandré no Festival Internacional da canção de 1968. Logo que acabou o Festival, onde a música ficou em segundo lugar, a censura da ditadura militar já a proibiu de ser cantada.

A letra de “Para não dizer que eu não falei das flores” transmitia esperança e incentivava os brasileiros a se mobilizarem contra a ditadura. A música acabou tornado-se um hino de resistência do movimento civil e estudantil no país e foi censurada e proibida pelos militares.

Com mais de 157 mil votos, a música escolhida na categoria Voto Popular foi Viva Bossa, do compositor Dalton Freire. A música, que é uma homenagem à Bossa Nova, ficou à frente de Conto nº 3 a Ricardo Brafman – Christmas With Snow (com 131 mil votos) e de Fantasia Sobre Asa Branca (com 23 mil votos).

Festival Internacional de Cinema de Veneza

Leão de Ouro (em italiano: Leone d'Oro) é o galardão máximo concedido pelo júri do Festival Internacional de Cinema de Veneza (Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica), um festival internacional de cinema que é realizado anualmente em Veneza, Itália, desde 1932.

Boom Festival reúne 21 palcos, 544 artistas e mais de 40 mil pessoas de 177 nacionalidades. Os bilhetes disponíveis esgotaram em hora e meia. 85% do público é estrangeiro.

Os anos 60 foram marcados pela popularização do Rock and Roll com bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Credence Clearwater Revival, The Who, entre tantas outras. Nessa época, também, a música era considerada pelos jovens como um ato político, por isso os influenciava tanto.