Quem ganhou o Festival Internacional da Canção de 1969?

Perguntado por: aespinosa5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Evinha

Entrevista com Paulinho Tapajós (um dos compositores de “Cantiga por Luciana”, canção vencedora na fase internacional do festival em 1969) e com Evinha (intérprete da música).

A Música do Dia
Naquele ano, ganhou Kyrie, de Paulinho Soares e Marcelo Silva, cantado pelo Trio Ternura. A Música do Dia é Desacato, de Antonio Carlos e Jocaffi.

Sabiá - Chico Buarque e Tom Jobim / 1968
Interpretada por Cynara e Cybele, a campeã de 1968 foi vaiada pela plateia, que desejava que o prêmio fosse entregue à Pra não dizer que não falei das flores.

Gilberto Gil chegou à final do III Festival da Música Popular Brasileira, realizado pela TV Record em 1967, e levou o segundo lugar com Domingo no Parque. Para cada etapa, os músicos vestiam um figurino. A canção vencedora do festival foi Ponteio, de Edu Lobo e Capinam, interpretada por Edu e Marília Medalha.

No contexto da história da Música Popular Brasileira, em um período de censura e de repressão gerado pelo regime militar instaurado no Brasil a partir de 1964, o Festival Internacional da Canção (FIC) foi um concurso musical realizado entre os anos de 1966 e 1972, no Ginásio do Maracanãzinho, na cidade do Rio de ...

Em abril de 1965 foi realizado o primeiro festival de música popular brasileira transmitido pela TV Excelsior http://www.telehistoria.com.br/thnews/noticia.asp?id=1476), em São Paulo.

A década de 60 é considerada um período de ebulição na música brasileira. É quando passam a coexistir o samba, o jazz, a bossa nova, o sertanejo de raiz, a moda de viola, o baião nordestino, o rock e outros.

Vê-se que os Festivais da Canção realizados ao longo das décadas de 1960 e 1970 foram sem dúvida, um marco na história da música popular brasileira. Nessa época, novos talentos foram revelados, movimentos musicais se revigoraram e provocaram um redimensionamento da música popular brasileira.

Com mais de 157 mil votos, a música escolhida na categoria Voto Popular foi Viva Bossa, do compositor Dalton Freire. A música, que é uma homenagem à Bossa Nova, ficou à frente de Conto nº 3 a Ricardo Brafman – Christmas With Snow (com 131 mil votos) e de Fantasia Sobre Asa Branca (com 23 mil votos).

Festival Internacional de Cinema de Veneza

Leão de Ouro (em italiano: Leone d'Oro) é o galardão máximo concedido pelo júri do Festival Internacional de Cinema de Veneza (Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica), um festival internacional de cinema que é realizado anualmente em Veneza, Itália, desde 1932.

O Segundo Festival Nacional da Música Popular Brasileira estreia na TV Record com um empate na primeira colocação, A Banda de Chico Buarque, interpretada por Nara Leão dividiu o prêmio com Disparada de Geraldo Vandré e Théo de Barros, interpretado por Jair Rodrigues, Trio Maraiá e Trio Novo.

Resumo: Nas décadas de 1960 e 1970 os festivais da canção tornaram-se lugar comum da música brasileira. O Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro (FIC), no entanto, guardava um diferencial, a divisão em duas fases, uma nacional e outra internacional.

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”
A canção caiu na boca do povo ao ser interpretada pelo próprio Vandré no Festival Internacional da canção de 1968. Logo que acabou o Festival, onde a música ficou em segundo lugar, a censura da ditadura militar já a proibiu de ser cantada.

A letra de “Para não dizer que eu não falei das flores” transmitia esperança e incentivava os brasileiros a se mobilizarem contra a ditadura. A música acabou tornado-se um hino de resistência do movimento civil e estudantil no país e foi censurada e proibida pelos militares.