Quem governava o país em 1985?

Perguntado por: nguedes4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.

Eventos. 11 de janeiro: Inicia a primeira edição do festival de música, Rock in Rio, realizada na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca. 15 de janeiro: Tancredo Neves é eleito o presidente do Brasil por 480 votos contra 180 de Paulo Maluf na eleição presidencial indireta, que dá ao fim de Regime Militar.

A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart. O regime militar durou 21 anos (1964-1985), estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.

Os cinco governos desse período foram os seguintes:

  • Humberto Castello Branco (1964-67)
  • Artur da Costa e Silva (1967-69)
  • Emílio Médici (1969-74)
  • Ernesto Geisel (1974-79)
  • João Figueiredo (1979-85)

Os chamados Governos Militares do Brasil vigoraram de 1964 a 1985 e foram exercidos por generais-presidentes, eleitos indiretamente.

O primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto popular foi Prudente de Morais, eleito presidente da república em 1º de março de 1894.

O golpe dá aos militares um imenso poder. Nesta época, houve por um lado, a manifestação formal do regime militar nos Direitos Humanos, e por outro lado, inúmeras práticas foram adotadas com violência e tortura contra as pessoas que se mostravam detentoras de uma conduta negativa em relação ao regime.

Entre 1964 e 1985, o Brasil se modernizou, mas a desigualdade social aumentou, assim como a repressão política, a dívida externa e a inflação, que voltou a ser galopante nos anos 80. A economia do país também cresceu.

Em seu lugar assumiu o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, até a eleição pelo Congresso do general Humberto de Alencar Castelo Branco, um dos principais líderes do golpe. Apoiados por: Estados Unidos.

Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.

Diretas Já foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil, durante a ditadura militar brasileira.

O principal desafio do primeiro governo da “Nova República” era conter a inflação dos preços, que em 1985 chegou a 235% ao ano.

Em 1985, o índice anual já batia 231%. Quatro anos depois, durante o governo Sarney, eleito indiretamente pelo Congresso, a inflação chegou a quase 2.000% em 12 meses. O endividamento subiu de 15,7% do PIB em 1964 para 54% do PIB quando os militares deixaram o poder, em 1984. A dívida externa cresceu 30 vezes.

1985 (MCMLXXXV, na numeração romana) foi um ano comum do século XX que começou numa terça-feira, segundo o calendário gregoriano.

O bipartidarismo no Brasil
Durante a ditadura militar (1964-1985), existiam, de 1966 a 1979, oficialmente, apenas a ARENA, base de sustentação do regime militar, e o MDB, oposição tolerável ao regime, sendo todos os demais partidos políticos proibidos.

Resposta verificada por especialistas. Olá, Os grupos que apoiaram o golpe militar no Brasil partiram da sociedade civil, e grupos como a Igreja Católica, a marcha da família, a Ordem dos Advogados do Brasil, cias de televisão e outros movimentos organizados se reuniram em massa.

Resposta verificada por especialistas
A Ditadura Militar no Brasil teve início com um golpe militar através da mobilização das tropas militares a comando do general Olímpio Mourão Filho, que organizou suas tropas de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. Portanto, a alternativa correta é a letra D).

O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.

Mercosul. O período de abrangência do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso se define de 1995 a 2002. A política externa de FHC tem seus pilares no multilateralismo, universalismo e integração, sendo esse último tema enviesado na questão da integração regional.