Quem já teve passagem pela polícia pode ser policial civil?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Mito – Mesmo quem teve passagem pela polícia pode assumir uma função pública. O candidato deverá provar que não foi condenado. Mas há restrições – quem tem passagem não pode assumir cargo de forças armadas ou justiça.

A ficha criminal pode ser apagada por meio de uma reabilitação criminal. O que é a Reabilitação Criminal: A reabilitação criminal é uma “ferramenta” jurídica utilizada para reabilitar uma pessoa que tenha sido condenada em um processo criminal.

Demissão por justa causa nos termos da legislação trabalhista; Participação ou filiação em entidade ou organização cujo funcionamento seja legalmente proibido ou contrário às instituições constitucionais ou ao regime vigente.

Salários de Agente De Polícia Civil em Brasil
Como a média salarial de R$ 6.185 se aproxima da realidade para você?

Ter curso superior completo
Ter idade mínima de 18 anos (alguns editais exigem idade mínima de 21 anos e para alguns cargos a idade máxima é de 45 anos) Ter aptidão física e mental. Não possuir antecedentes criminais. Ter carteira de habilitação com categoria B, no mínimo.

Após 05 (cinco) anos da data do cumprimento ou da extinção da pena imposta pela condenação anterior, esta não mais prevalece, ou seja, perde a sua força de gerar reincidência quanto ao crime subsequente. O agente retorna à qualidade de primário (deixa de ser reincidente).

As doenças e problemas de saúde relacionados ao nariz, boca, dentes, laringe, faringe, traqueia e esôfago, podem impedir de assumir o cargo de Policial Militar, incluindo: dificuldades na fala (ex. gagueira);

Quem tem passagem pela polícia pode solicitar passaporte desde que não existam pendência com a justiça ou declaração explicita que proíba a expedição do documento e/ou sair do país.

Não é porque o cidadão possui antecedentes criminais, que o mesmo será impedido de se inscrever. Nesse caso, é permitido a qualquer um do povo, a idoneidade ser questionada por meio de um incidente de idoneidade moral, sendo competente para julgamento a própria OAB.

COAD - Pessoas com registro criminal não podem adquirir arma de fogo.

Entretanto, vale ressaltar que quando um indivíduo menor de idade comete algum ato infracional, ao completar 18 anos, seu antecedente criminal é limpo. Caso ele cometa algum crime novamente, ele será julgado como réu primário.

A fase de investigação social visa avaliar a idoneidade moral e social de um candidato para exercer o respectivo cargo público de interesse. Para isso, são coletadas informações em relação à conduta social e profissional do participante por meio de certidões de antecedentes criminais.

Você não pode ser eliminado na fase de investigação social sem um justo motivo e sem nenhuma justificativa. Então, se a reprovação ocorrer sem relevância social, o ato administrativo pode ser contestado na Justiça.

Onde estudar para entrar na Polícia Civil
O tecnólogo em Segurança Pública, por exemplo, dura em média 2 anos e fornece conhecimentos que são necessários no dia-a-dia de um profissional da Policial Civil.

Os profissionais que fazem parte do órgão têm como foco a resolução de crimes que são registrados posteriormente, ou seja, a Polícia Civil já atua sabendo em qual crime está trabalhando. Ao contrário da Polícia Militar, que age preventivamente para que o crime não aconteça.

ser brasileiro; ter no mínimo 21 anos de idade completos, e 45 anos, no máximo, à data do encerramento das inscrições.

O salário médio nacional de Delegado De Polícia é de R$21.448 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Delegado De Polícia na sua região. As estimativas de salários têm como base os 57 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Delegado De Polícia.

Quem pode fazer o concurso de Polícia Civil

  • Ser brasileiro.
  • Ter no mínimo 18 anos de idade e, no máximo, 45.
  • Estar em dia com as obrigações militares (homens) e eleitorais.
  • Não ter antecedentes criminais.
  • Ter curso superior para a maioria dos cargos.

O registro histórico do processo e das informações relativas a ele não pode ser cancelado, apagado ou eliminado dos assentamentos das repartições policiais e do Poder Judiciário, pois é necessário para a preservação da memória histórica da Administração Pública, que exige que seus arquivos sejam completos e fidedignos, ...

Trabalhadores que atuam com substâncias tóxicas, entorpecentes e armas; Trabalhadores que atuam com informações sigilosas; Vigilantes (exigido pela Lei 7.102/1983, no inciso VI, do artigo 16).

Pela previsão do art. 64 do Código Penal, decorridos cinco anos do cumprimento da pena, da extinção da pena ou do término da suspensão, será considerado o réu novamente primário.