Quem não pode ser madrinha?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Padrinhos ou madrinhas que sejam casados apenas no civil, que sejam separados ou divorciados, ou que não sejam casados, mas vivem juntos, não podem apadrinhar na igreja católica.

O que é preciso para ser madrinha de consagração? Um dos primeiros requisitos é ser católica. E se possível católica praticante, mas isso não impede que uma outra pessoa possa ser. Ela também deve ser batizada na ICAR, e estar com frequência na igreja e participar do corpo de cristo.

De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe. Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê.

Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

A roupa do bebê:
Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

Não se pode auto convidar para ser padrinho ou madrinha de alguém. É necessário que o convite seja espontâneo e que os pais pensem e cheguem à conclusão natural de quem é a melhor opção. A escolha do padrinho ou madrinha é muito importante e deve ser levada a sério, tanto pelos pais, quanto pelas opções.

Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si. No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

A Madrinha de Batismo é aquela responsável por levar a criança até a pia batismal e guiá-la na sua vida pessoal e religiosa. Já a Madrinha de Consagração tem um dever muito mais direcionado a religião e proteção espiritual da criança. Ser madrinha de consagração não é, portanto, ser madrinha de crisma.

Madrinha, dinda ou dindinha, essa pessoa escolhida para ser a segunda mãe do seu afilhado, tem um papel de extrema importância na vida dele. Tanto que ela ganhou um dia no calendário só para ela.

Significado de Afilhado
substantivo masculino Quem tem um padrinho ou madrinha: ele é meu sobrinho e afilhado. Aquele que, através de um batizado, formatura ou casamento, passou a possuir um padrinho ou uma madrinha. [Figurado] Aquele que está sob a proteção de alguém; quem se adotou como filho.

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.

Simboliza a ajuda que a Igreja deve fornecer ao seu novo membro para encontrar a sua própria luz no mundo. Durante a cerimônia, a madrinha carrega a criança e o padrinho fica ao seu lado. Depois da benção, o padrinho oferece simbolicamente uma vela acesa à criança.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

Geralmente quem paga a roupa de batismo (ou batizado), sapatinho, roupa interior, as lembrancinhas e o kit batismo são os padrinhos. Quem escolhe a roupa são os pais, os padrinhos poderão acompanhar no dia da compra e efetuar o pagamento. Porém isso não é regra, tudo pode ser conversado.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

De acordo com o Código de Direito Canônico, admite-se “apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha” (Cânon 873).

A Catedral prevê o batismo particular em R$ 82,00. Pela tabela da Arquidiocese, a taxa comunitária é R$ 30,00.

Vestido das madrinhas – Madrinhas pagam
Obviamente quando as amigas aceitam o convite para ser madrinha já sabem que terão que arcar com as despesas do look, inclusive todos os gastos com cabelo e maquiagem.