Precisa de curso para ser madrinha de consagração?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Para o padrinho ou madrinha de Consagração à Nossa Senhora (1 pessoa, somente) e, como seu nome não irá constar na Certidão de Batismo, não lhe é exigida sua participação no Curso de Preparação do Batismo (embora, se quiser possa participar, sim!).

Os padrinhos de consagração
Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

Qual o dever da madrinha de consagração? A Madrinha de consagração irá guiar e proteger a espiritualidade e a fé da criança. Através do seu aconselhamento, ela deve reforçar o papel da madrinha de batismo e ajudar o afilhado a professar sua fé no dia a dia.

Quantos padrinhos podemos convidar? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân.

Sim, normalmente, tal exigência é feita pela igreja.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si. No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

Padrinhos de consagração são aqueles que assumem durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou à Deus, rezar por esta criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” só que espiritual.

Há pessoas que insistem na obrigação das mulheres consagradas usarem o véu para participar de momentos de oração e da Liturgia. Outras, dizem que as consagradas devem usar saia ou vestido, colocando o movimento de modéstia feminina como regra.

RESPOSTA DO PORTAL CATOLICISMO ROMANO:
Não tem como mudar. Sugiro que, se a criança não foi consagrada a Nossa Senhora, que a consagre, e assim pode ter um padrinho ou madrinha de consagração, que podem de alguma forma, substituir os relapsos padrinhos de batismo.

“No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: 'Recebe a luz de Cristo'.

EXPRESSÕES Madrinha de apresentação : mulher que leva no colo a criança a ser batizada, de um local até à igreja, para entregá-la à madrinha; madrinha de carregação.

A diferença é pouca. Dentre os padrinhos de batismo, eles possuem precedência de estar mais à frente da formação da criança e assumem com mais intensidade, junto com os pais, a preparação, a educação das crianças na fé.

O que é a consagração religiosa? Dentro das possibilidades de vivenciar uma vocação, existe a Consagração Religiosa. Ela consiste em um estilo de vida mais intenso e profundo de viver o nosso batismo enquanto filhos de Deus. Ela se dá a partir de um chamado de Deus e uma resposta pessoal para a vocação religiosa.

Opção 4

  1. Ganhamos o maior presente.
  2. de nossas vidas.
  3. é com imenso prazer que convidamos vocês,
  4. pessoas tão especiais,
  5. para sempre padrinhos do nosso(a) anjinho(a).
  6. Sabemos que será um compromisso de amor.
  7. e proteção para toda vida...

A inscrição para o curso e também para o batismo, deve ser feita antecipadamente pelo site da Paróquia. d. O curso acontece no 1º sábado de cada mês, das 14h às 17h, na modalidade presencial ou no 3º sábado, das 14h às 17h, na modalidade on line.

O curso terá a duração de três meses e vai acontecer todo sábado, das 9h às 11h. Em nosso primeiro encontro, além de nos conhecermos um pouquinho mais, falamos sobre a oração do Espírito Santo e o quanto nosso "sim" a Deus está presente nos simples detalhes do cotidiano.