Quem teve o Bolsa Família suspenso vai receber o Auxílio Brasil?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Após o período da suspensão, seu benefício fica novamente liberado para saque. Mas, você não vai receber as parcelas dos meses da suspensão. Mesmo com o benefício suspenso, sua família deve continuar cumprindo os compromissos nas áreas de educação e saúde.

Se o benefício foi bloqueado ou suspenso devido à falta de atualização cadastral, ou ao não cumprimento das condicionalidades de saúde e educação, e o cidadão ainda precisa do recurso e está elegível para permanecer no programa, basta procurar o centro de atendimento do Bolsa Família e do Cadastro Único onde realizou ...

Sim. O beneficiário continua recebendo normalmente até ser convocado ao CRAS. Ao atualizar os dados, caso ainda tenha direito, continuará recebendo os recursos normalmente. Caso não se encaixe mais, o benefício será cancelado.

Não há prazo estabelecido para retorno do pagamento, pois depende de avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social. Requisitos: Já estar inserido no Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

Quanto tempo leva para desbloquear? Normalmente, o setor responsável pela análise dos documentos da família tem 30 dias para informar se o benefício será desbloqueado ou não.

Segundo a nova instrução normativa referente à qualificação cadastral, as famílias convocadas para atualizar as informações do Cadastro Único estarão sujeitas a um bloqueio do benefício por um período mínimo de três meses antes do cancelamento, caso não ocorra a regularização do cadastro.

Voltando ao assunto: seu benefício (qualquer um) pode ser suspenso em conta do Pente Fino em duas situações:

  1. Quando o INSS te notificar sobre a reavaliação do seu benefício, e você não apresentar uma defesa após essa notificação;
  2. Quando o INSS entender que a apresentação da sua defesa tiver sido insuficiente.

Como saber se tive o meu benefício suspenso? De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), quem teve o Bolsa Família cancelado será notificado por mensagem no extrato bancário.

Bolsa Família bloqueado recebe retroativo? A boa notícia para quem teve o Bolsa Família bloqueado em 2023 é que recebe atrasado. Se o benefício foi travado por estar com o cadastro atualizado, o cidadã deve buscar o atendimento do CRAS da cidade, com os documentos pessoais, e atualizar o Cadúnico.

Após esse procedimento, o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela gestão municipal. O governo federal deu o prazo de até 60 dias para que as famílias unipessoais façam a atualização do Cadúnico. O prazo começou a contar do dia 14 de abril e foi até 16 de junho .

Como saber se o Bolsa Família foi desbloqueado?

  1. Aplicativo do Caixa Tem;
  2. Aplicativo do Bolsa Família;
  3. Aplicativo do Cadastro Único;
  4. Portal Cidadão da Caixa;
  5. Telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento Social;
  6. Central de atendimento da Caixa Econômica Federal no telefone 111.

Portanto, não existe pagamento de parcelas retroativas. O mesmo ocorre para as famílias que tiverem desligamento voluntário do Auxílio Brasil ou em decorrência do encerramento do prazo da Regra de Emancipação.

Auxílio Brasil: guia completo sobre o assunto. O Auxílio Brasil é o novo programa social do Governo Federal que veio para substituir o antigo Bolsa Família. Atualmente, ele atende cerca de 18 milhões de famílias que possuem uma renda mensal per capita inferior a R$ 210.

O Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda, cujos objetivos principais são o combate à fome e à pobreza, e a garantia do direito humano à alimentação adequada. Devido ao seu caráter de política pública continuada, o PBF não pode ser interrompido durante o período eleitoral.

Para o público do Programa Bolsa Família, o prazo para contestação será de 17/05 a 01/06. Para verificar a possibilidade de retomar o pagamento do benefício, o cidadão deverá entrar no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br, verificar se há parcela com a situação cancelada e clicar no botão “contestar”.

Quando um cartão é bloqueado, não é possível realizar transações com ele até que seja feito o desbloqueio. Já um cartão cancelado não pode ser ativado novamente. No caso, ao cancelar um cartão, é necessário ter em mente que não será possível recuperá-lo mais.

As famílias da Ação de Qualificação Cadastral de 2023 que tiverem os benefícios cancelados por encerramento do prazo podem retornar ao Programa Bolsa Família por reversão de cancelamento em até 180 dias contados da data do cancelamento, a partir do atendimento de algumas condições.

30 dias

Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família? Normalmente, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização.

Recebo Auxílio Brasil/Bolsa Família, fiz o cancelamento do meu cadastro e meu benefício foi cancelado. Posso voltar a receber o benefício? Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema. Nesse caso, não é possível a reversão de cancelamento do benefício.