Quem teve o Bolsa Família cancelado vai receber os atrasados?

Perguntado por: aramos5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Prazo para resposta: Após a solicitação, a análise do caso pode levar até 45 dias. Caso o benefício seja reativado, o beneficiário receberá os valores atrasados retroativamente.

Solicitar Regularização de Pagamentos em Atraso - Acordo Internacional

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

O Ministério da Cidadania não estabelece um prazo para retorno do pagamento, pois depende de avaliação dos dados informados.

Portanto, não existe pagamento de parcelas retroativas. O mesmo ocorre para as famílias que tiverem desligamento voluntário do Auxílio Brasil ou em decorrência do encerramento do prazo da Regra de Emancipação.

A consulta pode ser feita no site. No aplicativo Auxílio Brasil também é possível fazer a consulta pelo CPF.

As famílias da Ação de Qualificação Cadastral de 2023 que tiverem os benefícios cancelados por encerramento do prazo podem retornar ao Programa Bolsa Família por reversão de cancelamento em até 180 dias contados da data do cancelamento, a partir do atendimento de algumas condições.

Posso voltar a receber o benefício? Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema. Nesse caso, não é possível a reversão de cancelamento do benefício.

Quem teve o Bolsa Família bloqueado ou cancelado, deve atualizar o cadastro, para comprovar que atende os requisitos do programa”, explicou Myriam Bargamashi, do CadÚnico de Selvíria. Quem está recebendo mensagens por SMS ou pelo aplicativo Caixa Tem, também deve procurar o CadÚnico para atualização cadastral.

As mulheres chefes de família vão receber os pagamentos de todas as parcelas retroativas de R$ 375 (maior cota) a que têm direito, em uma única transferência nas contas sociais digitais, nesta sexta-feira, 6 de agosto de 2021.

Caso a família tenha o benefício cancelado por falta de atualização ou não cumprimento das condicionalidades ele deve procurar o centro de atendimento do Bolsa Família e do Cadastro Único onde realizou o cadastramento e regularizar a situação para voltar a receber o benefício.

Atualização do cadastro do Bolsa Família
Para quem teve o Bolsa Família cancelado, a primeira etapa para voltar a receber o benefício é fazer a atualização do cadastro no CadÚnico. Esse processo deve ser feito no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município onde a família reside.

Se o benefício foi bloqueado ou suspenso devido à falta de atualização cadastral, ou ao não cumprimento das condicionalidades de saúde e educação, e o cidadão ainda precisa do recurso e está elegível para permanecer no programa, basta procurar o centro de atendimento do Bolsa Família e do Cadastro Único onde realizou ...

De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão só receberá parcelas a partir do dia de inscrição nos programas, não tendo direito ao pagamento retroativo.

Significa que o valor do benefício está pendente porque o saque ainda não foi finalizado. Neste caso, o beneficiário pode esperar a conclusão do calendário ou solicitar atendimento em uma das agências da Caixa. No atendimento, é importante apresentar um documento pessoal com foto para disponibilização das parcelas.

Os atrasos na liberação de recursos do consignado do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica Federal se devem ao “excesso de demanda” pela linha de crédito, afirmou na sexta-feira (21) o vice-presidente de rede de varejo do banco, Julio Volpp: “Tivemos um excesso de demanda em termos de procura”.