Quem produz o espaço urbano?

Perguntado por: dmodesto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Considera-se o espaço urbano como produto da sociedade, tendo o homem como o norteador desse processo. Isso significa que o homem é a parte do processo histórico nas suas relações com o meio e entre os outros homens.

Espaço urbano, ou zona urbana, são cidades que, predominantemente, têm mais de 20 mil habitantes. Trata-se de localidades com maior concentração de prédios, ruas, avenidas, comércio e indústrias.

café,milho,banana,algodão,mel,uva,trigo,maça,laranja,cana-de-açucar,morangos,madeira,coco etc...

Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.

Urbanização brasileira
O processo de industrialização, propiciado pela Revolução Industrial iniciada na Europa, foi o fator propulsor da urbanização no Brasil, que teve seu início no século XX. A modernização do campo vivida no período da industrialização provocou um expressivo êxodo rural.

51), a produção do espaço urbano é o conjunto de ações e ideias que põe em movimento a sociedade e “por meio desse movimento e a ele dando suporte, cria e recria o mundo urbano e as cidades”.

No Brasil, um espaço é definido como urbano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde que contenha mais de 20 mil habitantes e seja composto de prédios, ruas, avenidas, comércios e indústria.

O Estado tem papel fundamental na produção do espaço urbano, pois é quem controla o fundo público, é quem, na forma de poder local, “promove a regulamentação e o controle sobre o uso e a ocupação do solo.

A função social do espaço urbano, percebida sob influxos de sustentabilidade, pressupõe, portanto, a articulação de políticas econômicas, sociais e urbanas para, ao mesmo tempo, coibir a segregação sócio- espacial, atenuar a privatização do espaço público e, sobretudo, incitar a conscientização acerca da assunção de ...

O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano. Na cidade, por exemplo, podem existir práticas e espaços não urbanos, como pequenas chácaras, áreas de horticultura, reservas naturais amplas, entre outras paisagens eminentemente rurais.

( C ) A importância do espaço urbano está no desenvolvimento de suas atividades econômicas, que são a indústria, o comércio e a prestação de serviços, gerando muitos empregos e renda à população.

O espaço rural, como já dissemos, engloba predominantemente atividades vinculadas ao setor primário (extrativismo, agricultura e pecuária), ao passo que o espaço urbano costuma reunir atividades vinculadas ao setor secundário (indústria e produção de energia) e terciário (comércio e serviços).

Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.) e Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.).

1 resposta(s)
O espaço urbano é resultado justamente dos péssimos investimentos em políticas públicas de qualidade. Podemos citar por exemplo, a formação das favelas. O espaço urbano é resultado justamente dos péssimos investimentos em políticas públicas de qualidade. Podemos citar por exemplo, a formação das favelas.

Podemos dizer que o principal fator responsável por isso foi o crescimento da industrialização, pois a construção e o crescimento das indústrias geraram mais empregos nas cidades e atraíram uma maior quantidade de pessoas para esses espaços.

Urbanização consiste no processo pelo qual a população urbana cresce em proporção superior à população rural. É um fenômeno de concentração urbana e conseqüente crescimento e desenvolvimento das cidades. Uma sociedade é considerada urbanizada quando a população urbana ultrapassa 50%.

A urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo.

Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano.