Quem são os pretos velhos de Oxum?

Perguntado por: ocalixto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Os Pretos-Velhos são espíritos de alto grau de evolução, que se manifestam sob a aparência de negros escravos, trazendo-nos o exemplo da humildade e simplicidade da alma. Seu campo de atuação é vastíssimo; trabalham nos sete sentidos da vida.

Por isso que existem os Exus da linha de Oxum. Na legião da vibração espiritual de Oxum, os sete chefes são: Tupãzinho, representante da Vibração Espiritual; Ori, intermediário para Oxalá, Yariri, para Iemanjá; Yari, para Ogum; Damião, para Oxóssi; Doum, para Xangô e Cosme para Abaluaê.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos.

Saudação e oferendas
A saudação usada em Umbanda é “Adorei as Almas”, fazendo referência a sabedoria destas Almas Elevadas. Os Pretos-Velhos são os responsáveis, também, por cuidar das crianças, sendo cultuados ainda em cerimônias de Cosme e Damião.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

A falange dos pretos velhos tem vibração originária na linha de Obaluaê, tendo como fundamento proporcionar a evolução dos seres. Muitos deles foram escravos, onde todo o sofrimento e a injustiça vivenciados por eles deram lugar à superação e ao fortalecimento da fé.

Congo – (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã; Aruanda – (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá.

Os pretos-velhos são representados pelas cores preto e o branco, e o dia sagrado da semana é a segunda-feira.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

A Pomba Gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a "orixá do trono do desejo e dos estímulos". É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu — orixá guardião do comportamento humano, das casas e das aldeias.

Amor e carinho
Elas são as mais sentimentais, assim também possuindo uma grande sensibilidade. Seja com amigos, amores ou familiares, carinho é um tratamento indispensável vindo das filhas desta orixá. Elas se preocupam com o bem-estar de todos ao seu redor, amando compartilhar cada minuto da vida com a pessoa amada.

De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.