Quem sobreviveu à Guerra de Tróia?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O rei Príamo e a maioria dos homens foram mortos (um dos poucos sobreviventes foi Eneias, príncipe de Lirnesso, que fugiu de Troia carregando seu pai Anquises, já idoso, sobre os ombros).

Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco - o proverbial "calcanhar de Aquiles". Precisamente por isso, Paris pôde, anos depois, matar Aquiles com uma flecha envenenada.

Páris e Helena acabaram fugindo para Troia, tendo Afrodite os auxiliado na fuga. Como Enone havia previsto, Páris abandonou a ela e ao filho, - que retornaram às suas origens humildes - e casou-se com Helena, que foi muito bem recebida em Troia e deu quatro filhos a ele.

Algumas histórias afirmam que ela ficou em Esparta até morrer. Outras contam que ela foi expulsa de Esparta após a morte de Menelau, indo viver na Ilha de Rodes. Na ilha, Polixo, esposa de um dos líderes gregos mortos na guerra, mandou enforcar Helena para se vingar pela morte do marido.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.

Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte. De acordo com a mitologia grega, Páris foi guiado pelo deus Apolo para acertar a flecha.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

Zeus era

Zeus era considerado o deus dos céus, do raio e do trovão. Era o deus mais poderoso do panteão grego, governando homens e deuses do Monte Olimpo.

As proezas de Aquiles e muitos temas correlatos foram desenvolvidos na Ilíada, de Homero, que relata a guerra de Tróia. O cadáver de Aquiles, segundo a versão mais comum, foi enterrado no Helesponto junto ao de Pátroclo.

Ulisses, também um dos pretendentes, aconselhou Tíndaro a fazer com que todos os candidatos jurassem aceitar a escolha de Helena e prometessem apoiar o escolhido, caso necessidade. Os pretendentes concordaram e Helena escolheu Menelau, um príncipe de Micenas, para ser seu marido.

Segundo a mitologia grega, a Guerra de Troia teve como causa o rapto da princesa Helena pelo príncipe de Troia, Páris, que teria se apaixonado por ela. O rapto teria deixado Menelau enfurecido e desencadeado a guerra.

Em seu testamento, o Conselheiro reconhece sua filha Helena, até então desconhecida por sua família, e deixa para ela uma parte de sua fortuna, além disso, pede para que a acolham com laços familiares. Apesar da resistência de D. Úrsula, Helena sai do internato e vai viver com seu irmão e sua tia.

A Guerra de Troia foi a luta entre gregos e troianos iniciada após o rapto de Helena, esposa de Menelau, rei espartano.

A única parte do corpo de Aquiles que permaneceu vulnerável foi seu calcanhar, pois foi segurando-o que Tétis o suspendeu para banhá-lo nas águas mágicas.