Quem tem ansiedade pode jogar jogos?

Perguntado por: agil5 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

Em contrapartida, o profissional diz que alguns autores sugerem que muitos dos usuários que fazem uso excessivo de videogames e internet apresentam formas exacerbadas de vulnerabilidade pessoal, como, por exemplo, uma baixa tolerância à frustração, ansiedade social, e problemas relacionados à autoestima.

As crianças que jogam videogames mais violentos têm maior probabilidade de ter pensamentos, sentimentos e comportamentos, que podem levar à depressão. Estudos sugerem que a exposição crônica a videogames violentos não está associada apenas à menor empatia, mas também à insensibilidade emocional.

Alguns hábitos, no entanto, são importantes para aliviar a ansiedade, como exercitar-se regularmente, ter boas horas de sono e prestar atenção na respiração. Além disso, manter uma alimentação saudável contribui para o tratamento e para a melhora da qualidade de vida no geral.

Manter-se no presente, respirar fundo, descansar na noite anterior, hidratar-se, pensar positivo e confiar em você. Essas são estratégias para diminuir o nervosismo antes da partida. E o mais engraçado de tudo é que o próprio futebol pode ser considerado como uma maneira de controlar a ansiedade.

Animal Crossing: New Horizons está disponível para Nintendo Switch.

  • Stardew Valley. Continua após a publicidade. ...
  • New Pokémon Snap. Continua após a publicidade. ...
  • Potion Craft. Continua após a publicidade. ...
  • PowerWash Simulator. Continua após a publicidade. ...
  • Flower. Continua após a publicidade. ...
  • The Sims 4. ...
  • Catlateral Damage.

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

Transtorno do jogo compulsivo é doença
Refere-se a um quadro psiquiátrico, que se caracteriza por comportamentos persistentes e problemáticos relacionados a jogos, e que demanda atenção médica, pois pode acarretar um nível de sofrimento muito grande ao indivíduo, além de outros prejuízos nas demais áreas de sua vida.

O uso excessivo de jogos online leva ao desestímulo de atividades escolares e sociais, e causa sintomas de abstinência quando retirados, segundo o estudo. Também faz com que o adolescente se isole e tenha comportamento agressivo.

“No caso dos jogos, especificamente, a prática excessiva pode causar problemas ortopédicos, como lesões por esforço repetitivo, tendinites e acentuar quadros de sedentarismo, caso a pessoa não use algumas horas do dia para a prática de exercícios”.

Os tratamentos disponíveis para o vício em jogos de azar são:

  1. Psicoterapia. A terapia cognitiva-comportamental (TCC) e a terapia behaviorista são consideradas as abordagens mais adequadas para o tratamento de comportamentos compulsivos. ...
  2. Clínicas de reabilitação. ...
  3. Grupos de apoio.

Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas. Isso porque, a falta de planejamento e de organização ocasionam o agravamento da ansiedade e da procrastinação.

Diazepam (Valium); Lorazepam (Lorax); Clonazepam (Rivotril).

Estímulo: deve-se apertar o ponto com o dedo indicador e o polegar realizando movimentos de pulsar. O ponto exato fica na linha média entre os mamilos, é usado para aliviar o estresse que se acumula nessa região, tranquilizar e melhorar a respiração.

Como a ansiedade, usualmente, provoca outros sintomas físicos — falaremos mais sobre isso à frente —, como alterações estomacais e intestinais, insônia e a já mencionada tensão muscular, as dores de cabeça acabam por também representar mais um sinal da condição. Inclusive, podem se tornar crônicas.