Quem tem artrose tem direito a aposentadoria?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Artrose não representa e não deve ser interpretado como deficiência física. Somente graus avançados de artrose de articulações como joelhos, quadris e tornozelos podem ser considerados fatores que incapacitam o indivíduo para o exercício de determinadas atividades.

Quando o quadro de artrose provoca muita dor, fica difícil mesmo praticar qualquer atividade física. Por isso, a recomendação é que o paciente saia da crise inflamatória antes de começar a se movimentar.

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Quais os graus de artrose e opções de tratamento?

  1. Grau 1: Possível formação osteofitária.
  2. Grau 2: Presença de rugosidade e fissura na cartilagem, com diminuição do espaço articular.
  3. Grau 3: Presença de erosões na cartilagem.
  4. Grau 4: Deformidade óssea da cabeça do fêmur e/ou do acetábulo com ausência da cartilagem.

Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da artrose
Além da consulta ao médico, há exames de imagem que auxiliam no diagnóstico, como é o caso do raio-X e da ressonância magnética.

A artrose pode apresentar como sintomas dores nas articulações afetadas, inchaço, limitação de movimento e queimação em alguns pontos, e dores no início do movimento. “Por exemplo, alguém está sentado por um tempo e sente dor quando se levanta e que melhora após os primeiros passos”, explica a especialista.

Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial. Nos casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Isso provoca o atrito entre os ossos e causa dor e limitações de mobilidade.

Quem sofre de artrite reumatoide pode ter direito a auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou benefício assistencial. Mas é preciso analisar outros requisitos para saber se é possível ou não receber algum desses benefícios.

A limitação motora trazida por algumas doenças reumáticas, em especial, pela artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus e artroses de grandes articulações, concedem o direito de comprar veículos com isenção de impostos, a chamada "Isenção Tarifária".

Isso acontece porque o desgaste da cartilagem e das outras estruturas do joelho no processo de artrose ocorre de maneira crônica e progressiva. Geralmente, as queixas por dor e os sinais de artrose do joelho aparecem gradualmente. A principal queixa relacionada com a artrose de joelho é DOR.

Ou seja, musculação é uma atividade física recomendada para quem sofre com artrose, desde que seja uma musculação que alongue a musculatura e que seja feita mais na base da repetição do que da carga.

O fortalecimento muscular é o principal pilar do tratamento da artrose. Caminhada, desde que a dor permita, não será prejudicial e pode ser indicada para a melhora geral da saúde, mas também não é isso que fará seu joelho melhorar.

Pode prejudicar, sim. Muito tempo sentada significa permanente hiperpressão entre a patela e o fêmur e pode ser uma das causas de dor. Importante não ficar muito tempo sentada com as pernas na mesma posição, esticar as pernas e manter a musculatura dos membros inferiores bem alongada.

Aqui está uma lista sobre o que não fazer se tiver artrose, com as 5 principais coisas que devem ser evitadas.

  1. Não realize um autodiagnóstico. ...
  2. Não deixe de se exercitar. ...
  3. Não exagere nos exercícios. ...
  4. Não ganhe muito peso. ...
  5. Não confie somente no uso de nutracêuticos.

O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado ao agravo da doença. O joelho, por exemplo, atua como o principal dissipador de energia cinética no esporte. Ou seja, qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação.

Existem dois tipos de artrose: a primária e a secundária.