Quem tem enxaqueca pode tomar vinho tinto?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

O ideal é não combinar fatores que causam a crise, como beber de estômago vazio, após um dia de estresse ou no período pré-menstrual.

Porém, o exagero na quantidade de vinho doce pode causar dor de cabeça, e não somente pela uva, como também pelo álcool, já que em grandes quantidades ele causa a desidratação e ela também gera dores. Para evitar dores pelo consumo do vinho doce, o aconselhável é beber dois copos de água para cada taça.

Beber bastante água – tanto bebendo como consumindo alimentos que contenham muita água – ajudará você a se manter hidratado. Obter líquidos suficientes é importante para todos os aspectos da saúde, incluindo a enxaqueca, diz Brown.

Uma boa alternativa é procurar um tipo produzido a partir de uvas menos tânicas, como aquelas de cascas mais finas. Estas dão origem a vinhos de estrutura mais leve e textura delicada. Variedades como Pinot Noir e Gamay também podem ser ótimas opções.

Aquela dor de cabeça pode estar relacionada a compostos orgânicos chamados aminas, encontrados na bebida. Uma delas é conhecida como tiramina, uma amina biogênica que pode estar presente e exercer efeitos tóxicos e farmacológicos, como enxaqueca, vômito, diarreia e elevação da frequência cardíaca.

Para o ajudar, alerte o empregado de mesa para o ajudar a lembrar-se, servindo-lhe água permanentemente.

  1. Tome duas Aspirinas antes de começar a beber. O ibuprofeno ou paracetamol não são recomendados para quem bebe muito. ...
  2. Evite comer coisas doces com vinho.

Dicas: Beba muita água enquanto estiver tomando vinho, para evitar a desidratação. Evite beber de estômago vazio, para minimizar os efeitos do álcool no organismo. Beba com moderação: bebidas alcoólicas devem te trazer prazer, e não dor.

Conclusão: O vinho tinto ganha de longe, mas a cerveja pode ser melhor do que outras bebidas alcoólicas. Veredicto final: Quando se trata de benefícios para a saúde, o vinho se mostra um melhor “remédio”.

De acordo com a epidemiologista nutricional e líder do estudo, Martha Clare Morris, o vinho tinto é rico em polifenóis, que ajudam a proteger o cérebro.

A ingestão de álcool, ainda que em pequenas quantidades, pode irritar a mucosa do estômago, porque aumenta a quantidade de ácido no local.

O vinho protege o cérebro e estimula a memória: os polifenois da bebida, por sua potente ação antioxidante, protegem os neurônios – células do cérebro e sistema nervoso – dos efeitos danosos do álcool.

Irregularidades menstruais, endometriose, ovários policísticos e reposição hormonal, podem ser fatores que agravam as enxaquecas; – irritação e alterações do humor. A irritabilidade aparece normalmente junto com uma crise de enxaqueca, mas também pode ser um motivo gerador de novas dores.

Para aliviar a enxaqueca recomenda-se repouso em um ambiente com pouca luz, bastante ingestão de água, mergulhar os pés em água morna para relaxar, massagear e colocar gelo na região da têmpora, não ficar sem se alimentar por um longo período, nem utilizar remédios com posologia inadequada.

Algumas dicas que podem te ajudar são:

  1. Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
  2. Evitar ambientes barulhentos.
  3. Fazer sessões de acupuntura6
  4. Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
  5. Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)

Alimentos que podem desencadear as crises de enxaqueca:
Bebidas alcoólicas como: vinho tinto, espumantes e destilados em geral possuem fenóis, aldeídos e sulfetos.

Itens como chocolate, carnes processadas, gorduras, frutas cítricas, bebidas alcoólicas ou com cafeína, laticínios, alimentos com glúten, sementes, oleaginosas, conservas, glutamato monossódico, leveduras e adoçantes artificiais são muito prejudiciais para uma pessoa que sofre de enxaqueca.