Quem tem glaucoma tem que usar óculos de grau?

Perguntado por: rtavares6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O glaucoma é o aumento da pressão dos olhos que leva a dano do nervo óptico e perda da visão. A necessidade dos óculos é a correção do tamanho dos olhos, portanto são coisas independentes.

Pacientes glaucomatosos devem evitar tocar instrumentos de sopro (flauta, trompete e saxofone), por aumentarem a pressão torácica com risco de aumentar a pressão intraocular. Inclusive, encher balões com sopro também não é saudável.

Estudo multicêntrico da Harvard liderado por Eli Peli mostra que óculos com lentes de prisma periférico ampliam em 30% o campo visual contra 2% de outras lentes prismáticas em pessoas com glaucoma, retinite pigmentosa ou perda do campo visual provocado por acidente vascular cerebral, tumor ou trauma.

O glaucoma é muito mais do que a elevação da pressão intra ocular - PIO. É considerada uma pressão normal aquela compreendida entre 10 e 20mmhg, porém existem glaucomas de pressão normal como também existem pacientes com pressão considerada alta e sem glaucoma.

Os resultados do estudo publicados na edição impressa de junho da Ophthalmology podem sugerir que os pacientes com um forte histórico familiar de glaucoma devem reduzir a ingestão de cafeína.

Para que haja a concessão de aposentadoria por invalidez por glaucoma ou catarata, deve haver, além da incapacidade total, a incapacidade permanente, ou seja: irreversível! Diferente do auxílio-doença, onde é concedido o benefício até o momento em que o segurado se encontre apto a retornar ao trabalho.

Visão embaçada, necessidade para trocar de óculos excessivamente, dificuldades para enxergar em ambientes escuros e perda de visão lateral são os principais sintomas de quem está com glaucoma. Além disso, quem possui o glaucoma de ângulo fechado, costuma ter sintomas que desaparecem e reaparecem no começo da doença.

No olho com glaucoma, à medida que a doença evolui, as manchas vão aumentando e a visão vai-se deteriorando. Sintomas e sinais como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz), dor nos olhos, dor de cabeça são também frequentes.

Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, essas frutas são fundamentais na prevenção de degeneração macular, da catarata e da progressão de doenças, como o glaucoma. Laranja, acerola, morango, limão, abacaxi e maracujá são bons exemplos de frutas cítricas para serem adicionados à dieta.

Veja as duas alternativas indicadas pelos médicos:

  1. Colírios e medicamentos. A alternativa mais recomendada é o tratamento clínico. ...
  2. Cirurgia de Glaucoma. ...
  3. Assuma um estilo de vida saudável. ...
  4. Controle outras doenças. ...
  5. Evite o estresse. ...
  6. Faça atividades físicas. ...
  7. Use os medicamentos corretamente. ...
  8. Visite o oftalmologista regularmente.

Um estudo publicado em 2019 na JAMA Ophtalmology, por exemplo, indica que uma dieta mais balanceada — incluindo vegetais de folhas verdes, alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 e consumo moderado de chás quentes —, são medidas que podem ser protetivas na alimentação para portadores de glaucoma.

Glaucoma: visão embaçada e até cegueira
Entre as condições oftalmológicas que causam a visão embaçada está o glaucoma. Quando não tratado, o glaucoma pode até levar a cegueira. Por isso, quando se está com visão embaçada é preciso procurar o médico para eliminar possíveis condições que podem causar danos irreversíveis.

A diminuição do campo de visão é mais um sintoma
Esse quadro, no caso do de ângulo aberto, leva a uma perda progressiva da visão e, principalmente, do campo visual. Ou seja, conforme a doença progride, a visão vai se “afunilando”, de modo que é cada vez mais difícil enxergar o que está ao redor de um ponto central.

O Glaucoma é uma doença causada por um aumento na pressão ocular ou alteração do fluxo de sangue para o nervo óptico. - Pode ser dividido em quatro tipos: GLAUCOMA AGUDO: Aumento rápido e doloroso com agrave na pressão intraocular.