Como saber qual é o grau do óculos?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Essa diferenciação é feita por intermédio dos sinais que falamos um pouco acima. Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia. Quando a coluna CIL estiver preenchida é sinal que você possui astigmatismo.

Na grande maioria dos casos não há necessidade de uso pois o grau é muito baixo. Claro que depende também do tipo de atividade profissional que exerce. Tenho pacientes que em alguns casos prescrevo esse grau para uso uma vez que necessitam de uma visão mais nítida para sua profissão.

Na receita, é na coluna CIL que o médico oftalmologista preenche as informações do grau cilíndrico.

Caso este grau foi detectado em exame médico com cicloplegia ( dilatação) mesmo pequeno o grau (-0,75 de miopia) é necessário para você ver de longe bem. Pois para ver de perto não fará falta. O fato de não usar o óculos não vai prejudicar seus olhos, mas pode dificultar de ver a vida longe de seus olhos.

É fácil: ao lado dos números, haverá um sinal negativo (-), que é o que indica que você tem miopia. Neste caso, -4.00 no olho direito (OD) indicada os graus de miopia devido o sinal negativo (-) que acompanha o número na coluna do esférico. Já no olho esquerdo (OE) -4.50 de miopia.

Como 0,50 grau de astigmatismo é considerado um grau baixo, você pode escolher a armação que preferir, porque seu óculos não ficará grosso devido ao astigmatismo.

Quem tem grau de óculos 0,25 precisa usar óculos para ter mais conforto visual e evitar sentir a visão embaçada, dor de cabeça e fadiga ocular. Muito médicos recomendam o uso óculos com grau de 0,25 em momentos de descanso como assistir TV, usar computador e celular ou fazer uma leitura.

Bom, na realidade não existe um grau maior para óculos de grau. O que existe é uma classificação que define os tipos de grau, que são: Baixo grau: 0 a 3 graus. Grau moderado: de 3 a 6 graus.

Normalmente quem possui o grau de -0.50 grau de miopia, a correção pode ser feita com uso de óculos de grau ou lentes de contato. Além disso, a baixa miopia não é considerada um problema de visão grave. Mas é bom sempre fazer uma consulta anual no oftalmologista para conferir se está tudo certo.

Receita 4 - Correção de Hipermetropia
No caso da miopia, o grau é negativo. Se for hipermetropia, o grau é positivo.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

- Dividida em duas partes, a receita indica os graus para longe e para perto. - O número antes da abreviação “Esf.” (esférico) significa o grau de miopia (quando o sinal antes do número é negativo) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo). Na ausência desses problemas, o campo permanece em branco.

As principais abreviações na receita de óculos são: OE: Olho Esquerdo. OD: Olho Direito. PL/PLANO: Você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação.
...

  1. Miopia: Sinal Negativo (-)
  2. Hipermetropia: Sinal Positivo (+)
  3. Astigmatismo: Coluna CIL e EIXO, na sua receita, devem estar preenchidas.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

O que são? A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia.

Muito tempo de tela também afeta a musculatura dos olhos, pois os músculos permanecem contraídos por longas horas, o que resulta na fadiga ocular e até mesmo no desfoque da visão ao tentar olhar para longe. Isso pode causar desvios como miopia e astigmatismo.

Como já citamos, quem tem miopia tem a visão embaçada para enxergar objetos de longe. Já no caso do astigmatismo, tanto objetos próximos quanto distantes podem ser “distorcidos”. Caso tenha observado a presença de alguns desses sinais, é importante procurar um oftalmologista quanto antes.

Uma das principais motivações para aumentar o grau da miopia, segundo pesquisadores, é o fator genético. Nos casos em que um dos pais, ou ambos, possuem miopia, as chances de desenvolvimento do distúrbio visual são maiores, bem como seu desenvolvimento ao longo dos anos.