Qual o nome do exame para saber o grau do óculos?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O mais realizado pelos oftalmologistas, o exame de refração determina a capacidade de enxergar e define o grau dos óculos. Ele verifica os erros de refração no olho e que geram problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia. O exame de refração é o mais conhecido de todos.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham. Dessa forma, ficará mais de identificar qual problema de visão você tem.
...
Se na sua receita veio um desses termos:

  1. Grau Plano;
  2. Plano;
  3. PL.

Exame de Refração
Esse exame avalia a capacidade de enxergar do paciente e define o grau dos óculos ou lentes de contato. Para isso, o médico analisa possíveis erros de refração (causas dos problemas de vista) por meio de dois equipamentos.

Exames de vista mais comuns e mais conhecidos costumam ter um preço mais baixo. Mas, no geral, o valor de um exame de vista pode variar em uma média de 80 reais até os 300 reais.

Refração: exame que detecta o “grau” dos óculos, através dele é possível detectar a presença de distúrbios de refração, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Um dos mais populares exames oftalmológicos, o Exame de Refração Ocular é realizado para avaliar a acuidade visual e o grau ocular do paciente. Além de indicar a necessidade do uso de óculos, também pode apontar uma alteração no grau já existente ou até apontar a necessidade de uma cirurgia refrativa a laser.

- O item “DP” ou “DNP”, que aparece do lado direito da receita, significa a distância entre os dois centros das pupilas, dado utilizado na montagem dos óculos. Essa medição pode ser feita no consultório médico ou na óptica.

Contudo, além das diferentes formações profissionais, suas funções se diferem também no grau de avaliação da saúde visual, já que o optometrista é responsável por uma avaliação primária da saúde visual, enquanto o médico oftalmologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto de problemas visuais nos casos de ...

Quais os sintomas de óculos de grau errado?

  • visão embaçada ou turva,
  • dor de cabeça;
  • apertar os olhos para focar objetos próximos;
  • tonturas;
  • fadiga ocular (olhos cansados devido ao esforço para fazer o foco).

Mesmo sendo proibida a venda, sabemos que óculos de grau continuam sendo comercializados sem receita e que podem ser encontrados facilmente em farmácias, lojas de conveniência, camelôs e até mesmo em supermercados.

Apesar de não haver limites para o avanço do distúrbio ocular, em casos raros, ele pode chegar a até 20 dioptrias, grau que aumenta o risco de descolamento de retina graças ao afinamento e ao estiramento que o tecido sofre, o que pode causar danos irreversíveis à visão.

Na lente, não. Sendo assim, é feita uma tabela para conversão, a partir do grau esférico da receita do óculos. No caso de miopia, o sinal do número é negativo.

Na grande maioria dos casos não há necessidade de uso pois o grau é muito baixo. Claro que depende também do tipo de atividade profissional que exerce. Tenho pacientes que em alguns casos prescrevo esse grau para uso uma vez que necessitam de uma visão mais nítida para sua profissão.

O grau de óculos errado pode provocar alguns sintomas como a visão extremada, a falta de foco, o esforço visual excessivo ou mesmo dores de cabeça ou tonturas, por exemplo. Contudo, ao usar óculos pela primeira vez, ou trocar as lentes por alteração de grau, há sempre um período de adaptação.

Principais sinais de que você precisa usar óculos

  1. cansaço das vistas;
  2. dores de cabeça frequentes;
  3. vista embaçada;
  4. necessidade de aproximar objetos para enxergar melhor;
  5. tendência a cerrar os olhos ou franzir a testa, entre outros.

O exame pode ser feito com o uso do autorrefrator, equipamento que identifica automaticamente uma prévia próxima do grau real, ou com o refrator, aparelho que é colocado na frente do rosto. Em seguida, o médico solicita ao paciente que fale quais letras vê na parede oposta do ambiente.