Quem tem lipedema pode fazer musculação?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Quais os exercícios mais indicados? Os mais variados tipos de exercícios são indicados, desde caminhadas e corridas até musculação, mas os exercícios aquáticos, como hidroginástica e natação estão entre os melhores no controle dos sintomas do lipedema.

Hoje novos estudos mostram benefício da musculação e uso de carga progressiva no treino muscular para prevenir e tratar o linfedema. Tente fazer os exercícios com calma e siga as instruções abaixo: Sempre inicie com aquecimento antes de começar o treino de força no lado afetado.

Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.

No mês do Lipedema, conheça 5 alimentos que inflamam e devem ser evitados

  • 1 Açúcar. O açúcar é frequentemente adicionado a alimentos embalados. ...
  • 2 Gordura Trans. As gorduras trans aumentam os níveis de colesterol ruim. ...
  • 3 Carnes vermelhas e processadas (embutidos) ...
  • 4 Ômega-6. ...
  • 5 Carboidratos refinados.

Priorize a proteína
Ótimas opções incluem ovos, leite, peixe, carne, frango e peru. Somente observe se o ovo e o leite inflamam você. Whey protein também é uma boa opção.

Escolha aves sem pele, peixe, ovos, legumes e iogurte grego sem gordura.

Modalidades alternativas de imagem disponíveis para o diagnóstico de linfedema e lipedema incluem linfocintilografia, tomografia computadorizada de alta resolução, ressonância magnética e bioimpedância.

A principal medicação utilizada no tratamento do lipedema são os flavonoides, como o Diosmina e Hesperidina. Essas medicações agem por meio do aumento do tônus dos vasos venosos e linfáticos, facilitando a remoção de linfa dos membros, diminuindo a hipertensão linfática local e, consequentemente, os sintomas.

Então a drenagem linfática é somente um dos aspectos necessários no tratamento clínico do lipedema. Outras sugestões seriam a plataforma vibratória que ela estimula o retorno linfático; exercício aumentando o tônus da musculatura e o uso da musculatura como bomba para impulsionar essa linfa de volta para onde ela deve.

A paciente sente dores nas regiões onde surge o acúmulo de gordura. Também podem surgir hematomas, peso nos membros e até queda de cabelo. Por essa gordura estar localizada em toda a extensão dos membros inferiores, exceto o pé, o lipedema pode comprometer a mobilidade da pessoa³.

Estudo publicado na revista “The New England Journal of Medicine” mostra que musculação não é mais tabu para quem ficou com linfedema após tratar um câncer de mama. O linfedema é um inchaço do membro superior no lado que foi operado. Trata-se de um efeito colateral bastante comum desse tipo de tratamento.

Para atletas, a especialista verifica que o procedimento traz um relaxamento ao organismo. “É muito interessante fazer a drenagem, principalmente após os treinos, pois gera uma maior oxigenação local que auxilia no descanso dos músculos”.

A celulite pode provocar ou agravar o linfedema. Na verdade, se torna um problema crônico e antibióticos podem ser usados para manter tudo sob controle. A constrição ou compressão do braço ou perna pode aumentar a pressão dos vasos sanguíneos e linfáticos próximos e isso pode levar ao aumento de líquido e do edema.

Pode ser cirurgião vascular, clínico, endocrinologista, geriatra, cirurgião plástico, nutrólogo.

Todos esses problemas são resolvidos com a lipoaspiração nas coxas. O preço médio do procedimento varia entre R$ 8.500,00 e R$ 16.800,00. Porém, as variáveis que já mencionamos influenciam o valor, bem como a quantidade de gordura que o médico precisa retirar.

Já vemos na prática clínica uma relação muito positiva do ômega-3 para melhorar o Lipedema, que é uma inflamação crônica. Estudos em crianças estão mostrando uma melhora da asma com suplementação.

Mesmo caminhadas suaves e movimentos das pernas podem ajudar a mobilizar os depósitos de gordura e o fluido linfático, reduzindo a inflamação e a dor (22). Nos estágios iniciais do lipedema, as mulheres devem tentar manter um estilo de vida ativo.

É comum que a síndrome seja confundida com obesidade ou celulite, mas diferentemente dessas condições, os pacientes com lipedema tem um acúmulo de gordura desproporcional nos membros em relação ao restante do corpo e maior sensibilidade na região acometida, além de sentirem dor.