Quem tem medo de pomba?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A ornitofobia é um medo irracional e dominante de aves, mesmo quando não elas não representam um perigo real. Esse medo gera ansiedade e, às vezes, comportamentos que buscam evitar esses animais.

or·ni·to·fo·bi·a a. [ Psicopatologia ] Medo patológico de pássaros.

A ornitofobia é um medo irracional e dominante de aves, mesmo quando não elas não representam um perigo real. Esse medo gera ansiedade e, às vezes, comportamentos que buscam evitar esses animais.

As doenças mais comuns transmitidas pelos pombos aos seres humanos são provenientes de suas fezes. É o caso da salmonelose, histoplasmose e criptococose. A salmonelose, provocada pela bactéria Salmonela spp, acomete a pessoa que ingeriu alimentos com resquícios de fezes de pombo contaminadas.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse. A primeira tem relação com fatores genético-biológicos, hábitos, histórico pessoal, cultural, religioso e crenças.

Tratamento da malaxofobia
A terapia é uma das formas de tratamento mais recomendada. Além disso, a terapia comportamental é uma das que mais oferece resultados positivos e duradouros. Em casos graves, a pessoa pode ser indicada a procurar um psiquiatra para lidar com os sintomas da ansiedade.

Sintomas da vergonha
A vergonha, segundo pesquisadores, tem alguns sintomas psicológicos. E, em casos severos de vergonha, a pessoa pode desencadear quadros psicopatológicos, tais como depressão, ansiedade e transtornos do estresse pós- traumático.

6. Alectorofobia (medo de galinhas)

· Motefobia - Medo de borboletas ou mariposas. Não é um medo real, pois a borboleta é um ser inofensivo. O problema está no sentimento ruim ao ver este bicho.

Alectorofobia – medo do contacto com galinhas.

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar. É parecido com o que acontece com muitas pessoas em relação ao número 13.

Megalofobia é o medo de objetos grandes.

1 – Fobia de vegetais: Lachanofobia.

A criptococose é uma doença infecciosa adquirida por aspiração dos fungos Cryptococccus neoformans e Cryptococcus gattii, que podem ser encontrados nas fezes de pombos urbanos e levar à morte dos indivíduos acometidos.

Dê frutas, legumes e sementes.
...
Fique perto dele de vez em quando.

  1. Leia um livro ou faça alguma outra atividade tranquila perto da gaiola.
  2. Com delicadeza, converse com ele para que ele se acostume com sua voz.
  3. Para serem felizes, os pássaros precisam socializar.

Além de constantemente caminhar e voar, comunicam-se por cantos que podem causar incômodo à tranquilidade diurna e noturna das pessoas. Bactérias Eliminar a presença dos pombos é importante, pois elas são condutoras de bactérias nocivas aos seres humanos e outros animais.

Os pombos não gostam de ser alvos de água em grande volume ou com grande pressão. Molhe-os assim que chegarem. Se esperar até que eles montem o ninho, será tarde demais.

Produtos de forte odor, como a naftalina e a creolina, também ajudam a espantar os pombos. Além disso, gel repelente igualmente é uma opção; Impedir o acesso das aves colocando redes de proteção em portas e janelas.

As aves procuram regiões altas para fazer o ninho, como encostas e áreas rochosas. É uma maneira, inclusive, de esconder-se dos predadores e proteger os filhotes. Nas cidades, os pombos se instalam nas torres das igrejas, no topo dos prédios ou no forro das edificações.

É um medo irracional de trocar carinho, afeto, de ir a um encontro amoroso ou até mesmo de marcar esse encontro. “Os sintomas são os mesmos de uma crise de ansiedade: aceleração cardíaca, respiração curta, tensão muscular, sudorese, dores no corpo, diarreia, vontade de urinar e tonturas.”