Quem usa jaleco preto?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

- Preto: transmite elegância. Indicado para dermatologistas e odontologistas; - Azul: transmite serenidade e confiança.

Qual a importância do Jaleco? Como já mencionado no primeiro parágrafo desse artigo, o jaleco é usado como forma de proteção para os profissionais de saúde, e indiretamente, para seus os pacientes, sendo uma maneira de mostrar o cuidado, a limpeza e a preocupação com a saúde no ambiente de trabalho.

O Jaleco Feminino Personalizado Gola Padre / Gola Tradicional Branco com bordado Assistente Social é destinado para as Profissionais de Saúde modernas e estilosas. 1.

O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.

A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão.

A Pedra. A Pedra símbolo da enfermagem é a esmeralda e a cor que representa a categoria profissional é a verde esmeralda.

Para os médicos, existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina de que os jalecos tragam bordado o nome do profissional, junto com termo “médico”, usado assim mesmo, em letras maiúsculas, sendo que essa inscrição também pode ser da especialidade médica do profissional.

O branco nas roupas dos médicos surgiu no final do século XIX, quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, e a roupa branca e limpa virou norma. Mas nas salas de cirurgia, os profissionais de enfermagem, cirurgiões e anestesistas usam roupa azul ou verde.

O cinto deu lugar a uma faixa na parte de trás, que deveria cumprir sua função de ajuste. No entanto, sua utilidade acabou ficando restrita à estética da peça, sendo usada hoje em dia para pendurar o jaleco ao ombro depois da aula ou do serviço (ou para puxar o aluno que quer fugir da aula, rsrs).

Não existe também uma cor obrigatória que representa as profissões, fica ao critério e bom gosto de cada profissional. Um bom motivo para você optar pela utilização do Jaleco é porque o mesmo passa aos pacientes/aprendentes um certo cuidado, zelo, seriedade, profissionalismo dentre outros motivos.

Alguns inscritos do canal ou seguidores do Instagram comentam sobre o vestuário de alguns Psicólogos que conhecem. Uns falam que Psicólogos se vestem bem, outros comentam que Psicólogos se vestem de forma burocrática, sem cores ou personalidade.

Além disso, outra tendência que tem ganhado força é usar jalecos que fujam do branco tradicional, podendo ser adequados de acordo com o segmento profissional da pessoa: mais clássico, de cores neutras, tons pastéis ou escuros, com tecidos de cores vibrantes e até mesmo estampados ou de bichinhos.

Leia-se “Nome completo bordado em cor preta no lado superior esquerdo do jaleco. Se o jaleco possuir bolso no lado superior esquerdo, a identificação do aluno (nome) pode ser bordada por cima do mesmo respeitando as demais orientações.”

O que é síndrome do jaleco branco? Também conhecido como hipertensão do jaleco branco, é o medo irracional que algumas pessoas têm quando precisam consultar um médico. Trata-se de um transtorno psicológico classificado na categoria de fobia. Como tal, a reação da pessoa é desproporcional à situação em si.

Antes de tudo o psicólogo clínico (aquele que atende numa clínica particular, por exemplo) não é obrigado a utilizar jaleco. Outro ponto é que o psicólogo não prescreve medicação, isso é de competência do psiquiatra. Psicólogo e psiquiatra caminham de mãos dadas, visando um melhor prognóstico para os seus pacientes.

As vantagens do uso do jaleco
Além disso, ele oferece uma proteção contra os riscos de contaminação por poeira, fungos, fluídos e secreções corporais externas, assim como o próprio coronavírus, tanto para o professor quando para o aluno, ao formar uma barreira que diminui o contato físico entre ambos.

“Os jalecos trazem detalhes em amarelo e a logo do Conselho no bolso junto com o nome do profissional. É uma forma de padronizar o jaleco, uma sugestão para os profissionais”, ressalta a presidente da Comissão, Kelle Slavec.

O profissional que realiza procedimentos estéticos precisa oferecer segurança e higiene. Por isso, o jaleco é uma alternativa certeira para o uniforme da sua equipe de esteticistas. A sugestão é manter a cor branca ou usar o rosa, muito utilizado em clínicas de estética, e aplicar em bordado o logo da sua empresa.

O vestuário, são as roupas privativas, tais como, jalecos, uniformes e aventais. Devem ser confeccionado de material impermeável para garantir barreira de material biológico, e as- sim, ser considerado equipamento de proteção individual (EPI).