Tem água no espaço?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 6 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

A NASA anunciou ter descoberto a maior concentração de água até agora. Uma nuvem de água em forma de vapor envolvendo um buraco negro tem nada menos do que a quantidade de água da Terra multiplicada em 140 trilhões de vezes.

A água estava dentro de pequenas esferas de vidro formadas por colisões violentas de rochas espaciais com a superfície lunar, afirma o estudo publicado nesta segunda-feira (28) na revista Nature Geoscience. A quantidade de água armazenada nas esferas é estimada em 270 trilhões de quilos, segundo o estudo.

Ela já foi encontrada no lado iluminado da Lua, em Marte e estudos sugerem que outros planetas e luas dentro e fora do Sistema Solar possuem água em maior quantidade do que no nosso planeta.

Chorar: Tecnicamente é impossível chorar no espaço porque as lágrimas simplesmente não escorrem! Esse efeito acontece por conta da gravidade zero, que acaba criando uma espécie de bolha, que cresce até sair flutuando!

Eles ficam sem banho, então? Não. Ficam sem chuveiro. Para contornar a falta de gravidade, eles tomam uma espécie de “banho de gato”, usando uma toalha umedecida com água misturada com sabão.

6 – O motivo pelo qual as coisas flutuam no espaço é porque, na verdade, elas estão constantemente caindo e, dessa forma, aparentam não ter peso.

Algumas consequências transitórias da vida em ambiente de microgravidade – perda de massa muscular e óssea, aumento na estatura e alterações no sistema circulatório – já eram conhecidas de testes com astronautas que ficaram mais tempo no espaço.

A Estação Espacial Internacional possui um sistema de controle ambiental e suporte de vida (ECLSS), que inclui um sistema de recuperação de água. Uma parte desse sistema é o Urine Processor Assembly (Equipamento Processador de Urina), que utiliza destilação a vácuo para recuperar a urina dos astronautas.

Os grânulos de vidro são formados por minúsculos meteoritos que bombardeiam a superfície da Lua. O calor do impacto derrete o solo e as rochas na superfície lunar, que esfria em esferas de vidro redondas ao redor da largura de um fio de cabelo.

A sonda Chandrayaan-1 já detectou gelo nos polos lunares, em zonas não iluminadas pelo Sol. Agora, apresentamos provas conclusivas de que há moléculas de água também nas zonas iluminadas”, afirma Casey Honniball, coautora do estudo.

A Lua atrai o oceano formando uma elevação de água em sua direção. Do outro lado do planeta, a força centrípeta resultante do movimento de rotação da Terra gera uma elevação similar na direção oposta. A força centrípeta é a mesma que prende a água no fundo de um balde girando.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta do TOI-1452 b, um exoplaneta repleto de água que orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz da Terra.

Pelo menos desde 2006, há evidências de água em estado líquido em Encélado, uma das luas do planeta Saturno.

US$ 5.166 - US$ 9.354
Veja todos os salários de Astronauta para comparar esse valor com o mercado.

7 coisas que astronautas não podem fazer no espaço

  1. Chorar. Uma das coisas que os astronautas não podem fazer no espaço é chorar. ...
  2. Comer alimentos frescos. ...
  3. Tomar banho. ...
  4. Fazer chamadas telefônicas. ...
  5. Beber álcool. ...
  6. Ter relações sexuais. ...
  7. Sair sem traje espacial.

Astronautas na ISS bebem água reciclada de suor e urina.

Chris Hadfield, comandante da expedição, revelou que, como não há uma pia ou maneira de descartar a espuma, os astronautas precisam engolir a pasta de dente toda vez que fazem a higiene bucal (veja o vídeo, em inglês). Como a pasta é comestível, Chris explicou que ela não faz mal aos astronautas.

Água e shampoo na gravidade zero
Para completar a limpeza, a astronauta esfrega as madeixas com uma toalha e depois as enxagua distribuindo a água pelos fios com ajuda de um pente.

Existem mais algumas curiosidades sobre o sono no espaço: na ISS a luz não apaga, então os astronautas dormem com máscara. Eles também amarram seus braços, pernas e cabeça à parede da estação, para que não saiam flutuando por dentro dela e acabem esbarrando em algum lugar e se machucando.