Tem problema começar a tomar anticoncepcional antes de menstruar?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Na verdade, a pílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo.

Se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada. Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento.

Basicamente, a maioria das pílulas anticoncepcionais têm 21 dias. Então, você toma a pílula durante esse período e pula sete dias até começar a tomar a nova cartela. Nesse caso, para atrasar a menstruação, você pularia o placebo e imediatamente iniciaria uma nova embalagem de pílulas.

Essa pílula deve ser tomada sempre na mesma hora e durante todos os dias, respeitando a pausa que é indicada na bula. Se o uso for contínuo e não houver pausa, isso será indicado. Além disso, a mulher deve tomar o anticoncepcional no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia de menstruação.

Que idade começar a tomar? Não há idade certa para começar a tomar a pílula, mas a mulher precisa já ter iniciado seu período fértil, ou seja, já ter tido a primeira menstruação. A escolha do anticoncepcional adequado deve sempre ser feita junto com um médico.

Pílula anticoncepcional
A pílula começa a fazer efeito já no primeiro dia de uso, no entanto, deve-se aguardar ao menos um ciclo completo para começar a ter relações sexuais contando com a proteção dela.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

“Quanto mais próximo o esquecimento foi da pausa sem pílula, maior seria a possibilidade de falha da pílula”, considera o especialista. Portanto, se houver esquecimento nessa fase, o ideal é sempre usar um outro método contraceptivo. Se o esquecimento foi no começo dessa semana, pode tomar a pílula normalmente.

Não, fique tranquila! Estudos comprovam que o uso do medicamento hormonal por longos períodos não altera sua eficácia. Desde que tomado regularmente, a dose hormonal do contraceptivo é constante, ou seja, o uso de uma cartela só faz efeito durante determinado período.

Por esse motivo, a orientação médica predominante costuma ser de a menina está protegida pelo menos uma semana após o início da cartela, caso tenha começado a pílula após a menstruação. Mas o ideal é que você converse com o seu ginecologista sobre o assunto!

De acordo com a ginecologista, ao parar de fazer a contracepção oral, o corpo volta a funcionar normalmente como antes da pílula. "Começa a produção de hormônios que irão promover a ovulação. Sendo assim, a paciente já poderá engravidar no primeiro mês após a interrupção do anticoncepcional", explicou Karla.

como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas

  • 1 - dor de cabeça. ...
  • 2 - mudança repentina de humor. ...
  • 3 - inchaço nos seios e retenção de líquido. ...
  • 4 - aparecimento de espinhas. ...
  • 5 - cólica e seus efeitos colaterais. ...
  • 6 - mudança na cor da secreção natural.

Será que é possível engravidar tomando anticoncepcional? E para surpresa de quem usa esse método bem eficaz a resposta é sim! Quem toma anticoncepcional pode sim engravidar1. Claro que quem toma religiosamente em dia e tem condições normais de saúde não engravida com anticoncepcional.

Posso engravidar na pausa de uma cartela para outra? Não, o período de pausa, seja ele de 4 ou 7 dias, não significa que o efeito contraceptivo esteja suspenso. Não é preciso utilizar camisinha na pausa se o anticoncepcional tiver sido tomado de forma correta no ciclo anterior.

Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

4 substâncias que cortam o efeito do anticoncepcional

  1. Alguns antibióticos. Embora muitas pessoas pensem que os antibióticos interferem na eficácia da pílula anticoncepcional, a verdade é que a maioria dos antibióticos não interfere. ...
  2. Anticonvulsivantes. ...
  3. Barbitúricos. ...
  4. Álcool.