Tem progressão no Ensino Médio?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 7 de maio de 2023
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O Sistema de Progressão Parcial (PP) do Ensino Fundamental e Médio assegura o aluno por lei de ser promovido para a série seguinte, mesmo não alcançando os resultados exigidos para a aprovação em algumas disciplinas da série anterior.

Art. 2º - Entende-se por progressão parcial aquela em que o aluno passa a cursar a série seguinte, mesmo não tendo sido aprovado em todos os componentes curriculares da série anterior.

Já no sistema de progressão continuada, o aluno deve obter suas habilidades, competências e conhecimentos dentro de ciclos. Estes, por sua vez, duram mais do que apenas uma série ou ano letivo. Geralmente, cada ciclo engloba três anos da formação do ensino fundamental: do 1º ao 3º ano, 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano.

Na educação por séries, cada aluno é avaliado e passa para a próxima turma se atingir um desempenho satisfatório. Se isso não acontecer, ele reprova ao final do ano letivo e repete a série.

O sistema de avaliação, a partir do 4º ano, passará do conceitual – que atribui noções de plenamente suficiente (P), suficiente(S) ou insuficiente(NS) – para notas de 0 a 10. O Ciclo de Alfabetização permanece sem alterações.

A quem se destina a progressão funcional? Todos os servidores públicos que não atingiram o foco principal da sua carreira, podem ter a possibilidade de progressão funcional.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

No entanto, quando eles são adultos, perdemos esse apoio, não dá para o professor bater na porta do aluno e perguntar porque ele não está na escola”, explica. De acordo com o diretor, do 6º ao 9º ano, o aluno pode ficar na dependência de até duas disciplinas, e no Ensino Médio, até três.

Quando o aluno reprovar em uma cadeira, ele fica em dependência e terá que repeti-la, cursando-a novamente. Há, portanto, casos em que o estudante fica em DP em uma ou mais diferentes disciplinas, ou a mesma matéria mais de uma vez.

O termo DP é usado para se referir a dependência em uma disciplina. Ou seja, quando o estudante não consegue alcançar a média esperada e precisa repetir a matéria. A situação é bastante comum e não precisa ser um bicho de sete cabeças.

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A promoção automática passa a ser então um mecanismo de aprovação dos alunos que permite registrar seus sucessos e fracassos, rotulando-os como mais ou menos competentes, estabelecendo comparações entre os aprendizes e determinando com clareza os bons e os maus alunos.

A ideia de progressão está relacionada com avanço e sucessão. Na Matemática, caracterizamos a progressão como uma série numérica de quantidades, ou seja, que ocorre de forma sucessiva, uma após a outra. Ela sempre é estabelecida por uma lei de formação, que é uma fórmula matemática.

A data-base para calcular o lapso de progressão do regime intermediário para o aberto deve ser o dia em que o reeducando atingiu o lapso temporal para progredir ao semiaberto e não do dia em que a sentença de progressão foi proferida.