Tem que manter o microondas sempre ligado na tomada?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente.

Quanto gasta um microondas por mês: aprenda a calculá-lo
Estima-se que um microondas simples, em média, seja capaz de consumir algo entre 1,00 kWh a 1,50 kWh, por hora, em funcionamento. Modelos mais robustos e com mais volume podem chegar aos 3,5 kWh de consumo.

Aparelhos microondas sem grill são mais econômicos. Ao colocar o alimento em um prato para aquecê-lo, deixe espaços entre os pedaços para que o aquecimento se dê uniformemente, nunca colocando uns sobre os outros. Procure descongelar os alimentos naturalmente, em temperatura ambiente, sem a utilização do aparelho.

Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos.

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

O cálculo considera o uso ininterrupto do eletrodoméstico no período. Já uma geladeira mais simples, de uma porta e sem a tecnologia frost-free, gasta, em média, 25,2 kWh por mês. Ainda assim, o consumo supera o gasto mensal do forno de micro-ondas, por exemplo (13,98 kWh, considerando uso de 20 minutos por mês).

De maneira direta, a resposta para essa pergunta é: sim. Tirar os aparelhos da tomada economiza energia e pode fazer diferença no final do mês. Todos os dispositivos eletrônicos que mantêm alguma luz de stand by acesa estão consumindo energia o tempo todo.

Contudo, por ser uma espécie de forno elétrico, esse eletrodoméstico é um grande consumidor de energia. Quanto mais tempo ligado, mais eletricidade ele consome. Por isso, evite descongelar comida no micro-ondas. Outra dica: se não estiver usando o aparelho, desligue-o da tomada.

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Chuveiro elétrico

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h.

18h00 às 21h00

18h00 às 21h00. Também conhecido como horário de pico, é o período com maior demanda de energia.

2- Papel Alumínio: por ser um metal, o calor faz o papel soltar faíscas que podem danificar o seu microondas. O melhor para evitar isso é usar um plástico filme aderente, que cumpre a mesma função, mas de uma forma segura. 3- Alguns alimentos: certos alimentos não devem ser cozidos ou reaquecidos no microondas.

Instale-o num local bem ventilado — uma superfície plana e nivelada, que suporte seu peso junto com os utensílios utilizados e alimentos que serão preparados — fora do alcance de raios solares, fontes de calor (fogão, estufa, etc.)

Alguns micro-ondas apresentam controles para desligamento automático que desligarão o elemento de aquecimento do forno quando a temperatura da fonte ficar muito alta. Isso é feito para proteger o forno, evitando o superaquecimento que pode conduzir a uma falha mecânica ou elétrica.

Se seu produto for 110V, precisará de uma tomada de 20A; se for 220V, uma tomada de 10A. Providencie o aterramento conforme a norma NBR5410, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O fio terra do produto não pode ser ligado ao neutro da rede elétrica nem a canos de água ou de gás.

Isso ocorre ao dispositivo de segurança contra superaquecimento. Neste caso deve aguarde até que o forno resfrie e verificar as condições de instalação.

O aquecimento no gabinete superior é previsto no projeto do forno, principalmente na região onde ficam localizados os componentes elétricos/eletrônicos do equipamento (região direita superior e lateral). Esta é uma característica deste tipo de produto, ou seja não é um defeito.