Pode ligar microondas 220 em 110?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Não faça. Vai queimar o aparelho. A não ser que ele seja bivolt como as lâmpadas de led ou que tenha uma chave para alternar entre 110 V e 220 V. Caso você tenha um aparelho (uma geladeira, por exemplo) que seja somente 110 volts e sua casa só tenha 220 volts, você terá que comprar um transformador 110/220 Volts.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Para trocar a voltagem do aparelho é preciso além de adequar a placa, trocar o motor do prato, a lâmpada, o fusível e o transformador de alta tensão.

A peça responsável por proteger as peças elétricas e eletrônicas do microondas é o fusível, ele queima para que elas não sejam danificadas, e essa queima faz com que o produto acabe não ligando.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

Agora, se for ao contrário e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido!

Você deverá encontrar 3 fios: 2 ligados na tomada e 1 solto. Nas ligações de 220V, serão 2 fios, 1 de 110V cada e um sem fase nenhuma, que chamamos de neutro. Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho.

Sim é possível, porém aumenta o seu consumo de energia. É deve se atentar a capacidade do transformador que deverá ser 1500va ou maior. Primeiro veja potencia do seu equipamento, e compre um transformador de 110 para 220 volts com potencia maior do o exigido.

Nós recomendamos a compra de um aparelho com pelo menos 800w de potência (preferência para acima de 900w), pois ele será capaz de realizar bem e rápido as funções que exigem um pouco mais de força e não terá problemas nas demais.

O preço para consertar o microondas é de cerca de R$ 340, se o defeito estiver na peça magnetron.

Tecnicamente, o problema ode ser mais simples que parece. Em grande parte dos casos pode ser apenas a troca de um fusível, este é um dispositivo de segurança que tem a função de cortar o fluxo de uma corrente elétrica quando ela é muito intensa.

Por exemplo: o fato de a luz interna do micro-ondas não acender nem sempre significa um problema. Isso pode ser apenas a lâmpada queimada. Já os quadros mais graves, como barulhos incomuns durante o funcionamento, podem sim indicar defeitos internos no eletrodoméstico.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.