Têm SUS na Suíça?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Semelhante à França e Grã-Bretanha, o sistema de saúde Servizio Sanitario Nazionale é financiado com os impostos pagos pelos contribuintes. Na Suíça, são os prémios que cada tomador do seguro paga que financiam as companhias de seguros.

França. Entre os países com saúde pública gratuita da Europa, a França se destaca. No território nacional, anualmente, são feitos investimentos na área hospitalar, para que a população tenha acesso a serviços de qualidade. Os trabalhadores registrados do País são filiados ao Sécurité Sociale.

Alguns países onde não há atendimento médico público

  • Estados Unidos. Este é um caso paradigmático sempre que entra em pauta a discussão a respeito de saúde pública x privada. ...
  • Austrália. Este é um caso onde existe uma parceria público-privada para fornecer assistência em saúde. ...
  • Holanda. ...
  • Saiba mais.

O sistema de saúde suíço é federado. Isso significa que a confederação, os cantões e os diversos municípios assumem parte das responsabilidades no sistema de saúde. Por exemplo, é o governo confederal que determina o montante da franquia e aprova ou rejeita as alterações ao montante do prémio.

Além disso, uma consulta médica de rotina custa cerca de €300 euros. Por isso, ao optar por um seguro viagem para a Suíça, o turista está garantindo o pagamento de possíveis despesas médicas durante sua viagem e estadia.

Mas hoje, oito dos dez melhores sistemas de saúde do mundo se encontram na região da Ásia-Pacífico. A lista se encontra assim: Cingapura, Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul, Israel, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e Japão.

Sim, existe saúde pública com acesso universal em Portugal, o SNS (Sistema Nacional de Saúde). Entretanto, apesar de ser pública, ela não é totalmente gratuita, mas o valor pago pelo atendimento médico, em quase todas as situações, é gratuito.

Portugal conta com um sistema público de saúde que tende a funcionar muito bem. Diferente do Brasil, você precisará pagar algumas taxas moderadoras que irão variar de acordo com o que for fazer. Os postos de saúde que conhecemos no Brasil, aqui são chamados de Centro de Saúde.

São exemplos o Canadá, o Reino Unido, a Austrália e, também, a França.

Já a China, país mais populoso do mundo, possui um sistema de saúde considerado fragmentado, pois as reformas econômicas que promoveram o espetacular crescimento chinês dos últimos 20 anos desmantelaram a saúde pública do país.

O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira.

#1. Canadá Neste ranking, o melhor país do mundo para se viver é o Canadá e não é para menos, com um PIB de US$ 1,74 trilhões, o desenvolvimento econômico e social do país está entre os mais atrativos mundialmente.

Por fim, a França, que gasta 9,3% do PIB na área da saúde, já teve o sistema de saúde eleito o melhor do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O sistema francês é relativamente complexo comparado ao SUS brasileiro, misturando seguro público com contribuições na folha de salários.

Tem SUS nos Estados Unidos? Não. Existem o Medicare e o Medicaid, que são diferentes por terem um nível de assistência menor e não atingirem toda a população.

O salário médico varia conforme os anos de atuação, e geralmente eles consideram os anos trabalhados no Brasil. A média salarial gira em torno de 5000 francos.

O cantão de Genebra, na Suíça, fez um referendo em 2020 e as pessoas votaram para fixar o salário mínimo mais alto do mundo. Desde então, o valor estipulado é de CHF 23 francos suíços por hora. Isso significa que um trabalhador de tempo integral ganha ao menos CHF 45.264 por ano.

Lausanne University Hospital

Lausanne University Hospital (Suíça)

Holanda – um país de primeiro mundo que paga uma média salarial para um médico generalista de $117.000,00 ao ano. Já um médico especialista ganha em média $253.000,00. O equivalente a 6 vezes mais do que um trabalhador de outra categoria no país.

Um exame clínico por um dentista custa entre 100 e 160 francos suíços. São necessários raios X durante a consulta. Um exame clínico por um pedodontista especializado em dentes de crianças custa entre 180 e 230 francos suíços.

Visto para morar na Suíça
Para ficar na Suíça por mais de 90 dias ou exercer algum trabalho remunerado durante a estadia, ainda que por menos de 90 dias, é preciso ter uma autorização de residência emitida pela autoridade cantonal do município, responsável pelos estrangeiros.