Como a cultura pode interferir no plano biológico exemplos?

Perguntado por: sbrites7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A cultura pode interferir na satisfação das necessidades fisiológicas básicas e também em diversos outros aspectos biológicos, podendo até mesmo decidir sobre a vida e a morte dos membros do sistema, dependendo do quão grande é a fé desses membros em sua cultura. Um exemplo é o da tribo Kaingang.

Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as ...

O fato de que o homem ve o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

Cultura como fator determinante
Mais do que ser regulada por aspectos biológicos, a alimentação está estritamente relacionada à cultura, como apontam as preferências e aversões em relação ao consumo de proteínas, por exemplo.

Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.

O contato com objetos, eventos e atividades culturais é um hábito positivo para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Essa prática estimula a memória, diminui a vergonha, auxilia na coragem de se expor e ainda ajuda na descoberta de habilidades e de novas áreas.

A saúde mental também é um campo que sofre bastante influência desses aspectos culturais. Doenças como esquizofrenia em que as manifestações da doença são um pouco mais exacerbadas, um pré julgamento de condutas é comum na prática social e inclusive na assistência à saúde que é prestada2,6.

Identifica-se, portanto, com a preservação ambiental, quando se conclui que a tutela da cultura vem a conservar valores indispensáveis ao homem, sua arte se identificando com o ambiente em que vive. Este vínculo é a essência deste patrimônio em sintonia com os valores naturais refletidos ambientalmente.

A cultura influencia as relações sociais, além de fazer parte de nossas vidas e do cotidiano. Compreender a beleza da diversidade cultural é um dos passos mais importantes que o ser humano pode dar para melhorar a convivência em sociedade.

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

Na sociedade administrada em que vivemos, que dita nossos horários, nossos gostos e controla nosso cotidiano inerte, ocupado em nascer e morrer, a cultura nos resgata da monotonia, da obediência, do silenciamento, da ignorância, e substitui tudo isso por reflexão, autoconhecimento, consciência social e pensamento ...

O que define o modo como a cultura opera é o sistema simbólico que é uma criação desagregadora da mente humana. e. Quando o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a tendência de compreender e considerar o modo de vida de outras culturas.

A concepção multiculturalista admite que para a efetiva proteção aos Direitos Humanos são necessárias politicas que levem em consideração à diversidade, a pluralidade, as multiplicidades culturais com o intuito principal de proteger aos grupos socialmente vulneráveis no âmbito internacional.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.