Como testar fermento biológico pão?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

O fermento biológico seco é o mais chato de testar: misture uma pequena quantidade com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e um pouco de água mornar. Espere alguns minutos. Se a mistura ficar esponjosa, pode comemorar porque o seu fermento ainda está bom!

2 horas

É necessário colocar o fermento biológico seco em água morna para que se torne ativo. Depois disso é possível misturar o fermento aos outros ingredientes secos do pão. O fermento estará ativo cerca de 1 a 2 horas após ser misturado com água morna.

Fermento biológico fresco
Se ele esfarelar, pode usar tranquilamente. Agora, se ele grudar nas mãos e ficar tipo uma massinha de modelar, já era, caro leitor. Vai ter que correr no mercado para comprar um novo!

O sal inibe a ação do fermento e faz com que o pão não cresce. O sal deve ser adicionado momentos antes de sovar a massa. A temperatura da água ou do leite podem matar os fungos do fermento. Temperaturas altas matam os fungos e muito frias não ativam o fermento.

Consumo de alimento vencido pode causar intoxicação alimentar.

Ingredientes (3 porções)

  1. 2 copos e 1/2 de água morna.
  2. 6 colheres de(sopa) de açúcar.
  3. 1 colher de (sopa) de sal.
  4. 2 ovos.
  5. 1/2 copo de óleo.
  6. 1 kg de farinha de trigo.
  7. 20 g de fermento biológico.

10 gramas de fermento biológico seco = 1 colher (sopa) ou 1 envelope. 10 gramas de fermento biológico seco = 30 gramas de fermento biológico fresco. 5 gramas de fermento biológico seco = 1/2 colher (sopa). 15 gramas de fermento biológico fresco = 1 tablete.

Não há problema: podes simplesmente congelar o fermento e descongelá-lo quando precisares dele.

Como Fazer os Pães Crescerem mais Rápido:
Ferva um pouco de água (de 500ml já basta) e coloque essa água numa bacia dentro do forno desligado. Junto com ela (na grade acima do forno) coloque a massa ou os pães já modelados para crescer (pode usar esse truque em ambas etapas). Mantenha o forno fechado por 1 hora.

O tipo seco, em geral, vem em uma lata, tem uma durabilidade maior e é mais concentrado. Para usar, é necessário dissolvê-lo em água morna ou leite. Já o fermento biológico fresco vem em tabletes, tem uma durabilidade menor, e deve ser armazenado na geladeira. Pode ser misturado diretamente na farinha.

O fermento biológico é composto por leveduras, enquanto o químico é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta. Os fungos do fermento vivo se alimentam da glicose da farinha de trigo, sua digestão produz as bolhas de gás carbônico que fazem a massa crescer.

Manter o produto em local seco, fresco e ao abrigo da luz solar direta. Não armazenar junto a produtos químicos ou que exalem cheiros. Depois de aberta, manter o produto armazenado e fechado sob refrigeração na própria embalagem e consumir em até 7 dias.

Uma colher de chá de fermento em pó para cada xícara de farinha é a quantidade perfeita de fermentação para a maioria das receitas de bolo.

Misturar é prática comum em alguns estilos, e não em outros. Como foi dito, é corrente misturar o fermento nas German Weizenbiere, mas normalmente se evita fazer isso nas ales belgas. Na real, vai da preferência de cada um.

Para tal deve ser usada água quente (41-46º). Se a água for muito fria a levedura pode ser destruída.

2 anos

Prazo de validade
2 anos a partir da data de fabricação. As informações de lote e validade encontram-se na embalagem.

A melhor maneira de conservar o fermento biológico seco ou o fermento químico, é fora da geladeira e em local seco. A mudança de temperatura pode afetar seu sabor e textura.

Encontrou fermento vencido depois de organizar da geladeira? Não jogue ele fora! O produto usado para fazer bolos e pães pode ser um aliado na limpeza da sua casa! Certamente ele não vai ajudar nenhuma massa a crescer, mas pode tirar a sujeira no rejunte do banheiro até dar mais brilho para panelas e pias de inox.