Como a Didatica ajuda no rendimento escolar dos alunos?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 17 de maio de 2023
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A didática é uma ferramenta essencial quando se trata do processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Ela busca ajudar o professor no planejamento e desenvolvimento das suas au- las, tornando o trabalho do professor prático e qualitativo, quando utilizada de maneira eficiente nesse processo.

A didática oferece um suporte seguro para a realização de estratégias, que visam possibilidades para uma nova reflexão-ação, atenuando os reais empecilhos impregnados no processo ensino-aprendizagem e consolidando teoria e prática no trabalho docente.

“A Didática é muito importante para a formação não só para Educação Física, mas para qualquer tipo de profissional da educação, pois é com a Didática que se aprende a como lidar com diversas situações dentro de uma sala de aula” (Participante 14).

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

A avaliação do rendimento escolar possui dois objetivos principais: identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos para ajudá-los a superá-las; e avaliar a eficácia do ensino, sendo considerado um parâmetro de análise para o trabalho desenvolvido em sala de aula e na escola, refletindo assim a qualidade do ...

Rendimento escolar é a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

O rendimento escolar pode ser definido pelo desempenho dos alunos quanto ao conhecimento adquirido e à habilidade de aplicação. Dessa forma, os estudantes devem passar por avaliações que medem a capacidade nos aspectos qualitativos e quantitativos.

A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no qual os objetivos, os conteúdos, os métodos e as formas de organização da aula se combinam entre si. Essa combinação cria as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa.

É fundamental conhecer bem o conteúdo, buscando bibliografia sobre ele, fazer o mapeamento de como ele é usualmente ensinado e saber se há pesquisas psicogenéticas sobre as concepções dos alunos em relação ao objeto do conhecimento. A pesquisa deve ser feita em sala de aula.

A DIDÁTICA EM SALA DE AULA
A didática tem como pressuposto o ensino e estabelece estudos que auxiliem os professores na sala aula, fazendo com que o processo de ensino seja caracterizado pela condição existente entre o professor e o aluno.

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

O compromisso da didática é buscar a qualidade cognitiva e o pensar das aprendizagens. Além disso, deve servir de inspiração e criatividade para o docente e compreender a dimensão psicopedagógicos.

Uma boa didática passa pela aquisição de um método teórico geral visando à resolução de uma série de problemas concretos e práticos. E concentra-se naquilo que eles têm em comum e não na resolução específica de um entre eles.

E as “funções didáticas” são orientações que ajudam o professor a dirigir o processo completo de aprendizagem e de aquisição de diferentes qualidades, destacando: (Introdução-Motivação, Mediação-assimilação, Domínio-Consolidação e Controle-Avaliação).

O projeto didático é um tipo de planejamento escolar que envolve a criação de conteúdos a partir de uma situação problema. A ideia é estimular os alunos em relação ao aprendizado, levando-os a realizarem pesquisas ricas e aprofundadas sobre novos conteúdos, enquanto o professor atua como um guia.

A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.

A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.