Quem é o pai da didática?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Jan Amos Komenský

O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.

Comenius chama sua didática de 'magna' porque ele não queria uma obra restrita, localizada. No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza.

Em sua obra mais conhecida e talvez também mais influente, a Didática Magna, livro publicado em 1649, o autor protestante assevera com clareza que a metodologia de ensino deve assumir a condução das ações do professor nas instituições escolares.

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

A origem etimológica do termo didática procede do grego didaskein que significa instruir, ensinar. Foi introduzido pela primeira por Rat- ichius (1571l1635), no século XVI, como ciência reguladora do ensino.

Os objetivos da Didática são: refletir sobre o papel sóciopolítico da educação, da escola e do ensino; compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações; instrumentalizar teórica e praticamente, o futuro professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica; redimensionar a prática ...

São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Lev Vigotsky, Jean Piaget, Henry Wallon e Herbart.

Rousseau, o pai da pedagogia moderna.

Comenius foi inovador em vários aspectos. Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então. Além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.

Johann Friedrich Herbart

Com o filósofo alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841), a pedagogia foi formulada pela primeira vez como uma ciência, sobriamente organizada, abrangente e sistemática, com fins claros e meios definidos.

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Pilares de Comenius

  • Aquilo que o aluno deve construir como um saber.
  • O que nós, professores, temos que ensinar.
  • O conhecimento tem que ter aplicação prática e sólida.
  • O processo de ensinar deve ser claro e objetivo, e se pautar pelas necessidades do indivíduo.

Assim, Comenius se preocupou em apresentar métodos de um ensino que visam a transformação do ser humano através da comunicação de valores éticos e morais, baseando-se em três pilares dissociáveis e fundamentais: o ensino, a moral e a piedade.

A “Didática Magna ou Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos” de Comênio fundamenta-se, principalmente, na formação por meio da instrução, da moral e da religião; no ensino universal ordenado pelas leis da natureza na aprendizagem fácil, sólida, rápida e disciplinada e na organização universal das escolas.