Como a Fátima Bernardes descobriu que estava com câncer no útero?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em sua página no Instagram, Fátima revelou que descobriu o câncer depois de fazer análises laboratoriais.

A apresentadora Fátima Bernardes passou neste domingo (6) por uma cirurgia para a retirada de um câncer de útero. Segundo a equipe médica, correu tudo bem. Na semana passada, o Brasil ficou sabendo da notícia do câncer, em estágio inicial, porque a própria Fátima contou nas redes sociais.

Ana Furtado comemorou no último domingo, 9, cinco anos da remissão do câncer de mama.

Câncer de endométrio tem até 95% de chance de cura quando diagnosticado em fase inicial. Depois da mama, o útero é o principal alvo de câncer em mulheres. Anualmente, mais de 23 mil brasileiras recebem o diagnóstico de câncer nesse órgão. O útero tem um desenho que se assemelha a uma pera.

Um aumento no nível de estrogênio aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de endométrio. Após a menopausa, os ovários param de produzir esses hormônios, mas uma pequena quantidade de estrogênio é ainda produzida naturalmente no tecido adiposo.

Fátima se submeteu a um tratamento para engravidar em uma clínica em Riberão Preto, em São Paulo, quando tinha 33 anos. E assim que soube da gravidez, a expectativa é que os bebês fossem gêmeos.

“Nesses casos, indicamos exames como ultrassonografia transvaginal seguida de videohisteroscopia com biópsia. Após esse processo, será possível saber se há alguma alteração com característica maligna.

O câncer de endométrio é uma neoplasia maligna que ocorre na camada interna (epitelial) do corpo uterino. A maioria dos casos surge a partir de uma hiperplasia endometrial (proliferação anormal de células) após a manifestação de atipias nucleares.

A apresentadora - que em outubro de 2021 anunciou no Encontro que entraria em licença médica para fazer uma cirurgia no ombro esquerdo a fim de voltar a nadar e dançar - explicou ainda como está sendo sua recuperação após o procedimento cirúrgico.

A apresentadora do Encontro falou sobre o câncer que teve no final de 2020 e isso a fez refletir sobre muita coisa: "Quando você tem dor de garganta, tem que explicar para um Brasil inteiro. As duas cirurgias em 10 meses, do ombro e do câncer, fizeram uma bagunça aqui para eu me organizar agora".

A emissora anunciou nessa quarta-feira (13/4) que a jornalista vai deixar o matinal para assumir o The Voice Brasil a partir do segundo semestre deste ano. A apresentadora explicou que a decisão partiu do desejo de que ela faça uma transição total do jornalismo para o setor de entretenimento.

'Fiz quimioterapia, radioterapia e sigo fazendo o bloqueio hormonal até completar cinco anos do início do tratamento.

Apresentadora já fez quatro sessões de quimioterapia
—, Ana divide na internet momentos de descontração, como um vídeo publicado em seu Instagram em que aparece na academia dançando uma música da cantora Anitta.

A atriz brasileira Patrícia Pillar revelou em 2002 que estava com um tipo raro de câncer de mama, conhecido como Doença de Paget. De acordo com uma nota oficial da atriz enviada para a imprensa à época, o câncer de mama se espalhou e haver metástase para os ossos.