O que Fátima Bernardes teve no útero?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Aos 58 anos, a apresentadora Fátima Bernardes, descobriu que está com um tipo de câncer que pode atingir até o final deste ano mais de 6 mil mulheres brasileiras, o câncer do endométrio.

Quais são as chances de cura do câncer endometrial? O tratamento para o câncer endometrial costuma ser, na maioria das vezes, curativo. Estima-se que 80% dos respectivos tumores sejam diagnosticados em estágios iniciais, o que possibilita às portadoras uma taxa de sobrevida em cinco anos de 95%.

Infelizmente, não existem exames de rastreamento específicos para o diagnóstico precoce do câncer de endométrio. Assim, quando há a suspeita da doença, o especialista realiza exames físicos, com o objetivo de verificar a presença de outros sinais sugestivos, como dor e/ou massa pélvica palpável.

Um aumento no nível de estrogênio aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de endométrio. Após a menopausa, os ovários param de produzir esses hormônios, mas uma pequena quantidade de estrogênio é ainda produzida naturalmente no tecido adiposo.

"Fátima Bernardes fará uma operação, uma artroscopia no ombro, para recuperação de um tendão, em outubro. Com isso, ficará afastada do Encontro por aproximadamente quatro semanas. Durante esse período, o matinal será apresentado por Manoel Soares e Patrícia Poeta", informou a emissora.

A apresentadora - que em outubro de 2021 anunciou no Encontro que entraria em licença médica para fazer uma cirurgia no ombro esquerdo a fim de voltar a nadar e dançar - explicou ainda como está sendo sua recuperação após o procedimento cirúrgico.

A apresentadora Fátima Bernardes, 59, celebrou o fato de ter se curado de um câncer de endométrio que foi descoberto exatamente um ano atrás. Em publicação nas redes sociais, ela fez um desabafo sobre o que se passou naquele momento. "Há exatamente um ano, postei essa foto.

Ana Furtado comemorou no último domingo, 9, cinco anos da remissão do câncer de mama.

Taxa de Sobrevida para Câncer de Colo do Útero

Estágio SEERTaxa de Sobrevida em 5 anos
Local92%
Regional56%
À Distância17%
Todos os estágios SERR66%

Para que o câncer do colo do útero se desenvolva em mulheres com sistemas imunológicos normais, são necessários de 15 a 20 anos. Em mulheres com sistemas imunológicos debilitados – as que estão infectadas pelo vírus HIV e sem tratamento –, o desenvolvimento do câncer pode levar apenas de 5 a 10 anos.

A detecção precoce consiste em fazer exames de rastreamento em pessoas assintomáticas. No momento, não existem exames de rastreamento para diagnosticar o câncer de endométrio precocemente em mulheres do grupo de risco médio para a doença e em mulheres assintomáticas.

Corrimento vaginal atípico
Patologias como o câncer uterino podem alterar a cor do corrimento vaginal, deixando-o escuro, em tons de marrom.

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

Os principais sinais e sintomas do câncer de endométrio são: Hemorragias, manchas e corrimentos. Cerca de 90% das pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio têm sangramento vaginal, sangramento entre as menstruações ou após a menopausa.